Nas próximas semanas, a Prefeitura de Mariana inicia a extensão da rede de água entre os bairros Cartuxa e Cabanas, o investimento é de R$1,5 milhão. O projeto foi elaborado pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Mariana (SAAE) e a obra é financiada pela Mineradora Samarco.
O projeto prevê a construção de uma adutora de 2 km, que irá conduzir 345 mil litros de água por dia, da Captação de Vaguinho ao Sistema de Abastecimento da Cidade Alta. Conforme o Executivo Municipal, 2 mil pessoas serão beneficiadas.
"Os moradores da Cidade Alta são dependentes do abastecimento alternativo com caminhões-pipa. O nosso objetivo é levar água através de tubulação, para que não falte mais", esclarece o prefeito Celso Cota. Serão beneficiados os moradores dos bairros Cabanas, Santa Rita de Cassia, Santa Clara, Cartuxa e Vale Verde.
Crise hídrica
Há dez dias têm intensificado o fornecimento de água através de caminhões-pipa, em Mariana. O transporte alternativo se fez necessário devido a baixa dos níveis de água nas captações e a distribuição insuficiente para a população. O quadro é consequência da estiagem e da onda de calor que afetam Minas Gerais.
Escolas, postos de saúde e demais estruturas públicas estão funcionando normalmente. "Reforçamos o abastecimento para que a população tenha a rotina dos serviços públicos garantidos", ressalta Celso Cota. A Prefeitura de Mariana está transportando 1,2 milhão de litros de água, diariamente, através de 15 caminhões-pipa.
Foto: Divulgação