O sonho de rever a Igreja São Francisco de Assis aberta ao público se aproxima. Isso porque o prefeito Duarte Júnior (PPS) e o arcebispo de Mariana, Dom Airton José dos Santos, assinaram, nesta terça-feira, 22, o Termo de Pareceria entre o município, a Arquidiocese e o Instituto Pedra, de São Paulo.
Esse Termo permite a assinatura do convênio com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para realizar a reforma e restauração da Igreja e também da Casa do Conde de Assumar, em que será instalado o Museu da Cidade.
“Desde que assumi a gestão havia feito o compromisso de fazer todo o possível para reabrir um dos mais belos patrimônios históricos que temos em nossa cidade e vou cumprir. Hoje demos um passo muito importante, assinando este documento que estabelece as obrigações de cada uma das partes”, afirmou o prefeito Duarte.
Segundo o secretário de Cultura, Efraim Rocha, os recursos para tais investimentos acontecerão via lei de Incentivo Fiscal e recurso não reembolsável do BNDES. “Em decorrência do convênio com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, recursos da ordem de R$ 14 milhões serão destinados a reforma e restauro desses dois patrimônios e a instalação do Museu, de modo que o Instituto Pedra será o responsável pela administração e prestação de contas do dinheiro”, destacou.
De acordo com o secretário, representantes do BNDES comparecerão na cidade no próximo mês para assinatura do termo de convênio e diretrizes para o início das obras.
Fotos:Pedro Ferreira / PMM