O Branding é uma estratégia de gestão da marca que visa torná-la mais reconhecida pelo seu público e presente no mercado. Uma estratégia de branding engloba planejamento da comunicação, posicionamento, identidade visual, presença nas mídias sociais e pontos de contato com o consumidor. É ela que garante que o negócio vai crescer de forma inteligente e duradoura, sempre voltado para a sua marca, e como quer ser percebida além de valorizada.
Luciano Auto, Estrategista de Marketing e Negócios, destaca que o primeiro passo para fortalecer a marca é a clareza. “A clareza é fundamental para a definição do posicionamento. Como eu me coloco, como eu me posiciono perante o mercado e perante o meu cliente. Só que eu só consigo ter um bom posicionamento se eu tenho clareza, clareza de quem eu sou, qual é o meu propósito, o que eu consigo fazer de diferente e diferença na vida das pessoas, na vida do meu cliente”, diz.
Além disso, hoje em dia, o conceito de marca até se ampliou. “Todos nós, na verdade, somos uma marca. A gente tem hoje uma leva muito grande de profissionais liberais que prestam serviço, onde o próprio profissional é a sua própria marca. O marketing digital trouxe muito isso, potencializou, na verdade, né? Já existia, mas foi muito potencializado. Essa possibilidade, na qual todo mundo tem o seu canal no youtube, ter o seu perfil no Instagram, de ter o seu perfil nas redes sociais, nos traz para esse momento onde todos nós viramos marca também”, completa Luciano.
Benefícios do Branding
Aumento da confiança do seu público;
Presença na mente do consumidor;
Maior valor atrelado a marca;
Fidelidade com o público;
Expansão e crescimento.
Ele também gera diferenciais competitivos, além de elevar a preferência pelos seus produtos e serviços, pois o público se sente mais identificado com ela. Se o branding for bem trabalhado nesse sentido, aumentam as chances de suas vendas subirem. Essa relação mais próxima ainda possibilita ao negócio cobrar a mais por suas mercadorias, elevando seus ganhos e garantindo a longevidade dos negócios.
Foto: Divulgação