Programa Mais Música incentiva aprendizado de música instrumental e retomada e formação da nova Banda de Música do município.
A Corporação Musical Nossa Senhora da Conceição, de Catas Altas, deixará de ser saudade e voltará a atuar com uma nova formação, resgatando um importante patrimônio cultural da cidade. No retorno das atividades, terá como músicos os alunos do Mais Música: Programa de Incentivo à Música Instrumental, que será lançado no próximo dia 4 de setembro, às 19h, na seda da Corporação na rua Santo Onofre, 49, no Centro, em cerimônia aberta ao público.
A iniciativa tem o patrocínio cultural da Valemassa e Pedreira Um Valemix, ambas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura com total apoio da Prefeitura Municipal de Catas Altas, e é realizado pela Criativo Produções e pelo Ministério da Cultura do Governo Federal. Inédito na cidade, o programa oferece 50 vagas, para todas as idades, valoriza a música instrumental, oferece acesso gratuito ao aprendizado e o contato direto com um instrumento musical, incentivando a formação de novos artistas.
Bruno Minafra, gestor cultural da Criativo Produções e idealizador do projeto, falou sobre a chegada do projeto na cidade. “Catas Altas já tem uma história musical incrível. Vamos resgatar com o programa esse movimento com essa nova geração de músicos que surgirá das aulas. É uma oportunidade de levar de forma gratuita conhecimento e emoção para todas as gerações da comunidade, que viveram e vivem o sonho da Corporação Musical Nossa Senhora da Conceição”, finalizou.
Márcio Azevedo e Kerlainy Almeida, padrinhos do projeto e colaboradores do Grupo Pedreira Um Valemix, mencionaram como está sendo gratificante para a empresa poder, através da Lei de Incentivo à Cultura, contribuir para a revitalização da Corporação Musical Nossa Senhora da Conceição em Catas Altas. Segundo Márcio, “o programa proporciona uma ação cultural de grande importância e relevância social. O patrocínio da Pedreira Um Valemix e Valemassa, não apenas resgata o patrimônio musical da cidade, mas também demonstra o compromisso com a educação artística e o desenvolvimento pessoal dos participantes”.
Para Kerlainy, “esse incentivo ressalta como o setor privado pode desempenhar um papel significativo na preservação da cultura local e na promoção de oportunidades enriquecedoras para a comunidade. A parceria entre o programa Mais Música e a Pedreira Um Valemix não apenas recupera tradições musicais, mas também fortalece a responsabilidade social e constrói um futuro culturalmente vibrante para Catas Altas”, finalizou.
A Gerente de Responsabilidade Social do grupo Pedreira Um Valemix, Maria Aparecida Martins Alves, disse que “a iniciativa de financiar este projeto vem de encontro com as diretrizes de Responsabilidade Social do Grupo”. Ela acredita que o resgate da Corporação Musical Nossa Senhora da Conceição, em Catas Altas, será a porta de entrada para outras ações de fortalecimento e desenvolvimento de políticas culturais no município e na região.
Ao longo de 12 meses, serão oferecidas aulas gratuitas de introdução musical e aperfeiçoamento do ensino da música com professor qualificado, além de disponibilizar instrumentos de sopro e percussão e material didático. Os alunos poderão aprender teoria musical e também a prática de instrumentos assim como trabalhar a disciplina, o relacionamento social, a persistência e o raciocínio lógico.
As aulas serão ministradas na sede da Corporação Musical Nossa Senhora da Conceição. A proposta é que seja resgatado e novamente consolidado o movimento cultural musical que por muitos anos foi uma realidade na cidade.
Foto: Divulgação