Milhões de brasileiros já possuem o Cartão Nacional de Saúde (CNS), popularmente conhecido como Cartão SUS, que é o cartão de referência ao Sistema Único de Saúde, porém muitos cidadãos ainda não sabem da importância do documento. A meta do governo federal é que todos os brasileiros, inclusive aqueles que usam planos particulares, tenham o cartão ou o número do documento.
O cartão tem como objetivo criar uma base nacional de dados em que fique registrado o histórico de todos os atendimentos prestados ao paciente. A ideia é que, com os dados reunidos no Cartão Nacional de Saúde (CNS), seja possível acompanhar a saúde dos pacientes e organizar a rede de atendimento, bem como a oferta dos serviços, em todo o território nacional.
Com esse recurso, é possível consultar o prontuário do paciente, quando e onde foi atendido, quais serviços foram prestados, os profissionais envolvidos e os procedimentos realizados e também adquirir remédios pelo programa “Aqui Tem Farmácia Popular” em qualquer cidade dentro do território nacional.
Para o funcionário da rede de saúde, os benefícios também são muitos: com o sistema informatizado SUS Cadweb, por exemplo, o colaborador pode ter o total controle sobre os procedimentos realizados no SUS pelo cidadão, como consultas, receitas médicas e últimos atendimentos e informações sobre qualquer paciente em qualquer unidade de atendimento do país.
O Cartão Nacional de Saúde (CNS) é gratuito. Para solicitá-lo, você deve procurar a Secretaria Municipal de Saúde de sua cidade. Para solicita-lo é preciso levar os documentos: RG, CPF e certidão de nascimento ou casamento.