No dia 17 de maio comemorou-se o Dia Mundial da Reciclagem! A data foi instituída pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência, e a Cultura) para estimular a reflexão sobre nossos atos de consumo e a importância de fazer o descarte correto dos itens que consumimos.
Quando o lixo é descartado de forma inadequada, gera-se consequências negativas, como a poluição da água, do ar e do solo, o que ao longo de décadas de má utilização vem causando inúmeros danos e impactos negativos para a sociedade e o meio ambiente.
No Brasil, possuímos a Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que incentiva a reciclagem para tornar as matérias primas reutilizáveis, deixando, assim, de retirar novos recursos da natureza. Em Mariana, temos a Lei Municipal 3.600/2022 que regulamentou o Plano Municipal de Resíduos Sólidos que estabelece uma série de diretrizes e metas para a gestão e manejo adequado desses em nossa cidade.
Associação de Catadores de Materiais Recicláveis - CAMAR
A Prefeitura Municipal de Mariana, através da Secretaria de Meio Ambiente oferece apoio a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis - CAMAR, que é a responsável pela Coleta Seletiva, através do recolhimento dos materiais recicláveis “porta a porta”, que devem ser devidamente separados pela população. Existem diversas rotas de coleta seletiva de segunda a sexta-feira, para atender todos os bairros e distritos do município.
Vale lembrar que o manejo incorreto de resíduos sólidos, além de causar consequências a longo prazo e a diminuição da vida útil do Aterro Sanitário, também causam a curto prazo, como: alagamentos, inundações, aumento da poluição e obstrução das vias públicas. Esses e muitos outros fatores favorecem a proliferação de insetos, roedores e animais peçonhentos e a ocorrência de doenças como a leptospirose, dengue, chikungunya e outras.
Dessa forma, para reduzir os impactos ambientais em nosso município, ressaltamos a importância do consumo consciente, além da colaboração e participação de todos na Coleta Seletiva, executada pela CAMAR.
Funcionamento da coleta seletiva
Para colaborar com a Coleta Seletiva é importante separar os materiais recicláveis e colocar na porta da sua casa ou nos pontos de coleta (gaiolas) identificadas da CAMAR. Grandes volumes de materiais recicláveis podem ser entregues diretamente na associação, localizada na Rua Pollux, 30, Cruzeiro Do Sul.
Para entrar em contato com a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis, ligue ou mande mensagem para o número (31) 3558-2971, ou tire sua dúvida através do e-mail: camar.coletaseletiva@hotmail.com
Confira os horários de coleta seletiva nos bairros de Mariana:
Vale Verde / Cabanas / Santa Rita de Cássia / Cartuxa: segunda e sexta-feira | 08h às 10h
São José / Dom Oscar: segunda e sexta-feira | 11h às 12h
Centro: segunda a sexta-feira | 08h às 17h
Vila Maquiné / São Cristóvão / N.S. Aparecida: terça-feira | 08h às 10h
Colina: terça-feira | 13 às 15h
Passagem de Mariana / São Pedro / Vila do Carmo: quarta-feira | 08h às 10h
Rosário: quarta e sexta-feira | 13h às 15h
Jardim dos Inconfidentes / Jardim Santana / Estrela Sul: quinta-feira | 08h às 09h
Marília de Dirceu / Fonte da Saudade / Morada do Sol / Barro Preto: quinta-feira | 09h às 11h
Cruzeiro Do Sul / Galego / Matadouro / Santana: quinta-feira | 13h às 15h
São Gonçalo: sexta-feira | 14h Às 15h
Foto: Larissa Flauzino / Divulgação