Programa desenvolvido pela Agência Reguladora e Secretaria de Educação, será ministrado nas escolas estaduais a partir desta quinta-feira (11/05).
A Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG) e a Secretaria Estadual de Educação (SEE) lançam, nesta quinta-feira (11/05), o Programa Regar (Regular e Educar) Ano 2, parceria que busca sensibilizar estudantes e profissionais da educação sobre as temáticas de saneamento, meio ambiente e regulação.
Para este ano, além das quatro Superintendências Regionais de Ensino contempladas em 2022, outras seis foram incluídas: Conselheiro Lafaiete, Curvelo, Diamantina, Divinópolis, Guanhães e Ponte Nova.
A abertura do evento, transmitido pelo canal da Agência e da Secretaria de Educação no YouTube - Arsae Minas Gerais e Estúdio Educação MG – foi realizado pela nova diretora-geral da Arsae-MG, Laura Serrano.
Conscientização
A diretora ressalta que a conscientização ambiental durante infância e juventude - na visão de que sustentabilidade envolve o tripé meio ambiente, economia e sociedade - tende a gerar uma mudança de cultura capaz de trazer resultados efetivos e duradouros. “O Programa Regar colabora nesse sentido, ao aliar conscientização ambiental e educação nas escolas públicas de Minas Gerais. Uma parceria que já se provou bem-sucedida entre a Arsae-MG e a Secretaria de Estado de Educação”, avalia Serrano.
Ao todo, mais de 100 mil alunos de cerca de 200 municípios e aproximadamente 700 escolas estaduais, localizadas nas Bacias Hidrográficas dos rios São Francisco, Doce e Jequitinhonha, participarão do programa, cuja proposta é criar um ambiente favorável para mudanças comportamentais em crianças, jovens e adultos para o uso adequado da água.
De acordo com a analista de regulação da Arsae, Mayara Bastos, para este ano a expectativa é a de que novas escolas participem do programa. "Assim, mais profissionais da educação e alunos da rede pública de ensino fundamental e médio poderão ser sensibilizados com temas relacionados ao meio ambiente, contribuindo para multiplicar o conhecimento e ter uma maior consciência do papel do cidadão na sociedade".
“A Arsae-MG e a Secretaria Estadual de Educação são parceiras no programa, cuja ideia é aproveitar a sinergia entre o conhecimento técnico sobre saneamento da agência e o conhecimento pedagógico da equipe de educação estadual”, explica.
Após o lançamento do programa, os profissionais que atuam nas escolas participam de três dias de capacitação on-line e ao vivo com a equipe técnica da Arsae-MG.
O momento é dedicado a tratar de informações basilares e que irão auxiliar nas atividades a serem realizadas com os alunos, além de espaço para troca de conhecimento e experiências sobre questões relacionadas ao meio ambiente, saneamento e regulação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário.
Na sequência, os profissionais aplicam com os alunos atividades detalhadas nos diversos materiais elaborados especialmente para o Regar. Entre os produtos de ações realizadas em sala de aula, destaque para cartas escritas pelos alunos com sugestões para a bacia hidrográfica em que a escola está inserida.
Foto: Divulgação