O regime de colaboração entre Estado e municípios, articulado pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), foi abordado no segundo dia do 38º Congresso Mineiro de Municípios, promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM), em Belo Horizonte.
Subsecretário de Articulação Educacional da SEE/MG, Gustavo Pedroso discorreu sobre o Projeto Mãos Dadas em palestra realizada na manhã desta quarta-feira (10/05), que contou, também, com a presença da assessora-chefe de Articulação Municipal da SEE/MG, Jânua Galvão.
Gustavo Pedroso explicou que o Projeto Mãos Dadas tem como principal eixo fortalecer o município, por meio de investimentos robustos de infraestrutura e apoio pedagógico, a fim de proporcionar condições adequadas para a rede municipal de ensino absorver a demanda de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental da rede estadual de ensino.
Atualmente, o Projeto Mãos Dadas conta com a adesão de 34 municípios que absorveram um total de 18 mil matrículas em um investimento de R$1 bilhão.
Com recurso do governo, as prefeituras puderam construir 201 unidades escolares entre escolas e creches. Até o momento, 169 unidades escolares da rede municipal de ensino foram reformadas e 144 passaram por ampliações. Houve, ainda, 78 aquisições de veículos para o atendimento escolar e 298 escolas atendidas com novos equipamentos e mobiliários.
“A cada evento que participamos fortalecemos ainda mais a relação que temos com os municípios. A SEE/MG tem realizado muitas ações de parcerias envolvendo o Projeto Mãos Dadas e o Transporte Escolar. São iniciativas que só fazem melhorar a rede pública de ensino mineira”, pontua Jânua Galvão.
Alcance
Considerado o maior evento municipalista estadual do Brasil, com público estimado de 10 mil pessoas, o 38º Congresso Mineiro de Municípios reúne autoridades, agentes municipais e políticos para discutirem assuntos relacionados às perspectivas do país e dos municípios.
O tradicional evento promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM) foi realizado nos dias 9 e 10/05.
A estimativa é a de que cerca de 5 mil pessoas tenham passado pelo encontro por dia entre servidores públicos, prefeitos, vereadores, gestores, deputados e sociedade civil organizada.
Foto: Divulgação