A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informou que recebeu, na quarta-feira (03/05), 100 mil doses da vacina contra a meningite. Outras 100 mil já haviam sido entregues pelo Ministério da Saúde na terça-feira, (02/05). Mais 200 mil doses devem ser recebidas em Minas Gerais nesta quinta-feira (04/05), segundo previsão do órgão federal, totalizando o pedido inicial da secretaria mineira de um quantitativo de 400 mil unidades do imunizante.
As novas doses recebidas foram entregues na Central Estadual de Rede de Frio, em Belo Horizonte, para conferência e armazenamento adequado. A distribuição será realizada conforme a demanda dos municípios, que devem solicitar o número de doses necessárias do imunizante para a Unidade Regional de Saúde de referência.
Na última semana, a SES-MG ampliou o prazo para a vacinação contra a meningite C no Estado até o dia (30/07), para todos os mineiros que tenham 16 anos de idade ou mais, e ainda não se imunizaram contra a doença.
O imunizante já é disponibilizado também na rotina de vacinação infantil estabelecida pelo Calendário Nacional de Vacinação. O esquema primário é composto por duas doses que devem ser administradas aos 3 e 5 meses de vida. A dose de reforço deve ser aplicada, preferencialmente, aos 12 meses, seguindo a orientação do Programa Nacional de Imunizações. Crianças que por algum motivo não receberam as doses nas idades indicadas poderão ser vacinadas até os 4 anos, 11 meses e 29 dias, conforme instrução do Ministério da Saúde.
As doses recebidas serão distribuídas para o atendimento da vacinação de rotina, seguindo as orientações do Calendário Nacional de Vacinação. O atendimento ao público ampliado acontecerá de acordo com a disponibilidade de doses e o consequente envio dos imunizantes por parte do Governo Federal.
A orientação é que as pessoas procurem a Unidade Básica de Saúde mais próxima para avaliação do cartão de vacina. O imunizante é gratuito, oferecido pelo Sistema Único de Saúde.
Segundo o subsecretário de Vigilância em Saúde da SES-MG, Eduardo Campos Prosdocimi, a vacinação é a principal forma de prevenção da doença meningocócica – uma infecção das membranas que recobrem o cérebro causada pela bactéria meningococo e que pode levar à morte em até 24 horas. “As vacinas contra meningite bacteriana são consideradas a medida mais eficaz e segura para evitar casos graves, além de sequelas como amputações, surdez ou cicatrizes e mortes pela doença. As doses são disponibilizadas nas Unidades de Saúde. Procure a Unidade de Saúde mais próxima da sua residência e leve o cartão de vacinação. Reforçamos que cada município tem autonomia para implementar estratégias de vacinação em seu território”, destaca o subsecretário.
Doses aplicadas
Desde o início da ampliação até o dia (26/04), foram aplicadas 1.144.154 doses da vacina em Minas. É importante salientar que para fins de cobertura vacinal não é considerado o público ampliado e, sim, a população que na rotina tem direito à vacina.
De acordo com o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações – SIPNI, de 2022, a cobertura vacinal em crianças menores de 1 ano de idade está em 82,95% e nas crianças de 1 ano de idade, em 80,13%. A meta preconizada pelo Ministério da Saúde é de 95%.
Vacina bivalente contra a covid-19
Também está em curso em Minas Gerais a vacinação contra a covid-19 com vacinas bivalentes, eficazes contra novas cepas do vírus causador da doença. A expectativa é que Minas Gerais receba o quantitativo de mais 499.998 doses da vacina bivalente na sexta-feira (5/5), segundo previsão de entrega por parte do Ministério da Saúde. Todos os municípios mineiros já receberam doses desse imunizante.
A vacina bivalente será distribuída de acordo com a demanda dos municípios, sendo que cada cidade irá realizar a solicitação das doses diretamente à Unidade Regional de Saúde de abrangência. A disponibilidade do imunizante para as prefeituras mineiras acontece de acordo com a demanda apresentada pelas cidades e a partir do envio das doses realizado pelo Ministério da Saúde.
Em Minas Gerais, segundo dados do Vacinômetro Covid-19 do Ministério da Saúde, já foram aplicadas, até o momento, 1.324.268 doses da vacina. O público que mais recebeu as doses foram as mulheres com idade de 60 anos ou mais
Com a recomendação do Ministério da Saúde para a ampliação da administração da vacina covid-19 bivalente como dose de reforço, em (24/04), poderão receber a referida dose as pessoas com 18 anos de idade ou mais que tenham se vacinado com pelo menos duas doses do imunizante monovalente como esquema primário ou que tenham recebido previamente qualquer vacina covid monovalente como reforço.
Segundo projeção da Fundação João Pinheiro referente ao ano de 2020, a população adulta (maior de 18 anos) em Minas é de aproximadamente 16,3 milhões de pessoas.
Foto: Divulgação