Capacitação vai abordar as diretrizes pedagógicas da rede estadual e sobre o Plano de Recomposição das Aprendizagens.
Diretores educacionais (DIREs) de todas as 47 Superintendências Regionais de Ensino (SRE) de todo o estado estão participando de uma formação realizada pela Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação Básica da Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG). O encontro começou na última terça-feira (25/04) e vai até a quinta-feira (27/04), na sede do Instituto iungo, e também na Escola Estadual Governador Milton Campos, mais conhecida como Estadual Central, em Belo Horizonte.
Na abertura, o secretário de Estado de Educação de Minas Gerais, Igor de Alvarenga, pontuou aos profissionais que o desafio é enorme, principalmente neste contexto de recomposição das aprendizagens. Ele também pontuou sobre o papel do Especialista da Educação Básica (EEB) e o alinhamento que o órgão central tem que ter com as regionais, sendo imprescindível a aproximação e engajamento dos profissionais.
Segundo o secretário, que também já atuou na rede estadual como professor e diretor de escola, é de extrema importância o monitoramento da Superintendência e dos DIREs nas escolas com mais desafios nas ações pedagógicas.
Além dos Diretores Educacionais, também estão no evento, um analista da equipe pedagógica e os Superintendentes Regionais de Ensino. A formação tratará além das diretrizes pedagógicas em execução, também do alinhamento e desenvolvimento das ações do Plano de Recomposição das Aprendizagens.
Competências de um diretor educacional
A Diretoria Educacional coordena, no âmbito regional, o desenvolvimento das ações pedagógicas com orientação, supervisão técnica e acompanhamento das ações da Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação Básica da SEE-MG.
Sua função é orientar a rede estadual nas diretrizes educacionais com alinhamento no projeto político pedagógico e nos planos de intervenção. É responsável pela implementação dos projetos e seu monitoramento, assessorando e avaliando as ações de cada unidade de ensino. Por fim, realiza e encaminha as estratégias de ensino específicas e inovadoras para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem, e promovem, junto às escolas, o uso de recursos tecnológicos e materiais pedagógicos facilitadores.
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