Portfólio organizado por meio da Secult permite conferir parte das tradicionais celebrações da Semana Santa no estado.
Procissões, Canto de Verônica e encenações teatrais são alguns dos ritos da Semana Santa que atraem fiéis e turistas para as diversas cidades de Minas Gerais. Interessado tanto pelas expressões de fé quanto pelas atrações culturais que delas emergem, o público poderá encontrar uma programação diversa em todo o estado nesse período. Em comum, os encontros propõem momentos de reflexão, autoconhecimento e comunhão, promovendo uma comemoração ecumênica e inspirada pela cultura da paz.
O portfólio Minas Santa, organizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, oferece um precioso mapa, no qual é possível conferir parte das tradicionais celebrações da Semana Santa em Minas Gerais. A programação completa está disponível no site www.secult.mg.gov.br.
Todas as informações e imagens disponíveis nesse material foram encaminhadas pelos municípios. A construção desse portfólio também teve apoio da Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais (Fecitur), da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais e da Rede de Gestores Municipais de Cultura e Turismo de Minas Gerais.
O secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, observa que o Minas Santa lança luz para a forma como a Paixão de Cristo é representada nas artes plásticas, no teatro, na música e, sobretudo, nas manifestações da cultura popular de diferentes modos. “No Brasil, fundante nessa manifestação da fé, a matriz Africana ofereceu, sobretudo ao barroco inicial, a forma híbrida na única escola barroca e negra do Brasil, patrimônio do mundo da Unesco, nas mãos de Aleijadinho. Em alguns terreiros, a forma é transmutada na mistura de culturas e resistência. Em outra vertente, a arte gospel, sobretudo no teatro e na música, oferece releituras do evangelho. Essas culturas da fé, central na vida da mineiridade, desaguam no turismo da fé, que se revela no projeto Minas Santa”, comenta o secretário.
Foto; Divulgação