Momento maior da fé católica, durante os sete dias, os cristãos são chamados a viver e recordar os mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor.
O Papa Francisco, em Catequese proferida em março de 2013, descreveu a Semana Santa como o ápice de “plano de amor que percorre toda a história da relação entre Deus e a humanidade”, ao Jesus doar-se inteiramente pela salvação dos homens.
“Viver a Semana Santa seguindo Jesus não somente com a emoção do coração; viver a Semana Santa seguindo Jesus quer dizer aprender a sair de nós mesmos – como disse domingo passado – para ir ao encontro dos outros, para ir para as periferias da existência, mover-nos primeiro para os nossos irmãos e as nossas irmãs, sobretudo aqueles mais distantes, aqueles que são esquecidos, aqueles que tema mais necessidade de compreensão, de consolação, de ajuda. Há tanta necessidade de levar a presença viva de Jesus misericordioso e rico de amor! Viver a Semana Santa é entrar sempre mais na lógica de Deus, na lógica da Cruz, que não é antes de tudo aquela da dor e da morte, mas aquela do amor e da doação de si que traz vida. É entrar na lógica do Evangelho”, disse o Santo Padre à ocasião.
Preparando-se para viver este momento de graças e bênçãos, confira a programação divulgada pela paróquia da Arquidiocese de Mariana:
Foto: Divulgação / Arquidiocese de Mariana