O evento aconteceu no Centro de Convenções, contando com um público de aproximadamente 250 pessoas.
Na última terça-feira (17/01), a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, realizou a VI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Nesta edição, o tema central leva em consideração o cenário atual da pandemia do Covid-19, e como isso afeta diretamente os direitos das crianças e adolescentes no município. Com duração entre 13h e 19h, o evento aconteceu no Centro de Convenções, contando com um público de aproximadamente 250 pessoas. O objetivo principal dessa conferência é, além da discussão ampla sobre os direitos humanos, avaliar medidas de enfrentamento às violações e dificuldades enfrentadas na pandemia e pós-pandemia, de modo a garantir a proteção e integridade da criança e do adolescente, com respeito à diversidade.
Dentro da programação do evento, após a leitura e aprovação do Regimento Interno, os participantes foram divididos em cinco grupos para realizarem reflexões e debates acerca dos eixos temáticos definidos pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA).
Caio Duarte, 27, estava presente na Conferência Municipal e contou sobre sua experiência nesse encontro: “eu achei muito importante, nunca tinha participado de uma conferência voltada para a criança e o adolescente. Fomos divididos em grupos para tomar algumas decisões e pensar em propostas voltadas para a realidade desse público. Foi muito importante, principalmente no âmbito municipal, para a gente pensar como eles podem ter voz, além de fomentar a cultura e a arte.” Em sua mensagem final, Caio fala sobre o dever de investir na infância e adolescência, que são a base para a construção do futuro, como atores transformadores de realidades.
O próximo passo cabe aos oito membros delegados, eleitos por voto, o dever e a missão de levar as propostas votadas a âmbito municipal, estadual e federal, representando as crianças e adolescentes do nosso município.
Sobre o evento
A VI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, é uma realização da Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).
Foto: Evelin Almeida / Divulgação