As visitas foram suspensas no domingo (08/01), após o Rio Taboões transbordar e atingir a estrada que leva à sede.
Foi restabelecido na segunda-feira (09/01), o acesso de visitantes ao Santuário do Caraça, localizado na cidade de Catas Altas, Região Central de Minas Gerais.
As visitas foram suspensas na manhã do último domingo (08/01), após o Rio Taboões transbordar devido ao grande volume de chuvas que atingiu a região. A água saiu do leito e atingiu a estrada que leva à sede.
Com a redução do nível do rio, a estrada foi liberada. Segundo a administração, será mantido o "monitoramento das condições climáticas visando a segurança e comodidade no livre trânsito de acesso e saída".
Os administradores também disseram estar preparados para medidas de contingência que se apresentem necessárias. Não houve registro de funcionários e hóspedes diretamente afetados no domingo, mas as pessoas não puderam sair ou entrar no local.
Centro de contemplação da natureza e peregrinação
O Santuário do Caraça, instituição católica da família Vicentina, é um centro de peregrinação, cultura, educação, turismo e ecologia.
Considerado Patrimônio Cultural do Brasil, com tombamentos federal, estadual e municipal, é também uma das Sete Maravilhas da Estrada Real, com cerca de 12 mil hectares de Mata Atlântica, Campos Rupestres e Cerrado.
O Santuário é hoje também um grande complexo turístico do estado, com infraestrutura que reúne pousada, restaurante, lanchonete e loja.
Para mais informações sobre as visitas, o Santuário disponibiliza o número (31) 3942-1656, que pode ser acessado por telefone ou WhatsApp.
Foto: Divulgação