Estudo da UFMG mostrou que Minas Gerais apresenta a maior proporção da resposta 'não sabia que tinha que tomar a vacina contra o HPV', alcançando 47,1%.
Uma pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) revelou que a falta de informação é o principal motivo para a baixa cobertura vacinal contra o HPV no Brasil.
Segundo o estudo, quase metade dos adolescentes entrevistados não sabia da necessidade de tomar o imunizante. Entre aqueles de escolas públicas, a dificuldade de acesso à unidade de saúde também é um empecilho.
A meta de imunizar 80% das meninas entre 9 e 14 anos e meninos de 11 a 14 não foi alcançada nenhuma vez desde 2014, quando a vacinação começou.
O Norte e o Nordeste são as que menos adolescentes foram vacinados contra a doença. Dentre os estados da Região Sudeste, Minas Gerais apresentou a maior proporção da resposta “não sabia que tinha que tomar a vacina contra o HPV”, alcançando 47,1%.
Para os pesquisadores, são necessários os fortalecimentos de políticas públicas que visem a informação e a conscientização do público.
Foto: Divulgação