Os municípios participam em conjunto do processo de Apoio à Defesa Civil, realizado pela Fundação Renova pelo Programa de Preparação às Emergências Ambientais (PG34).
As Defesas Civis de Mariana, Barra Longa, Rio Doce e Santa Cruz do Escalvado, reuniram-se no dia 07 de Dezembro, no Centro de Convenções Alphonsus Guimarães, em prol do Workshop “Boas Práticas: caminho percorrido do conhecimento às experiências práticas”, que tem como intuito o compartilhamento de resultados das campanhas e programas realizados na região.
Os municípios participam em conjunto do processo de Apoio à Defesa Civil, realizado pela Fundação Renova pelo Programa de Preparação às Emergências Ambientais (PG34). A programação seguiu durante todo o dia, das 8h às 16h, contando com palestras, mesas de debate e mesa de saberes técnicos. Além da extensa programação, a ação contou com uma exposição interativa dos resultados dos programas e das ações das Defesas, como o NUPDEC e o Projeto Escola Segura.
Tendo como pergunta orientadora “Que mudanças de conhecimento, atitude e prática o projeto promoveu?”, os convidados fizeram suas reflexões sobre a trajetória dos quatro anos do projeto até o momento, 2018 a 2022. Para o representante, na ocasião, da Defesa Civil de Mariana, André de Freitas Machado, a ação contempla com excelência os resultados, e reforça que o trabalho da gestão de risco deve ser feito de forma sistêmica e de uma relação entre população, Defesa Civil e a comunidade científica. “A comunidade é como cliente do poder público, precisamos atender a comunidade”, completa. O Comandante do Corpo de Bombeiros de Mariana, Luciano, reforçou a atuação das crianças e as escolas nos atos que respeitam a prevenção, “não podemos parar, o trabalho é incessante. Parabéns às crianças da brigada! Vamos para frente, não parem e não desistam!”, destacou.
Além dos processos, Paula Gandini, a geotécnica operacional da Samarco, apresentou o aplicativo PROX, que dá acesso a diversas informações de segurança e monitoramento em múltiplos casos de risco de segurança e desastres à população, sendo de fácil acesso e gratuito. Gandini reforça o uso do aplicativo pela população: “estamos em época de chuva e tem muitas áreas impactadas, para termos sucesso é preciso divulgar em todos os lugares”, completou.
O evento contou com a participação também do Coordenador da Defesa Civil de Barra Longa, Leonardo Roldão; Coordenador da Defesa Civil de Rio Doce, Cleber Teixeira; Coordenador da Defesa Civil de Santa Cruz do Escalvado, Reginaldo Damásio; Coordenadora Técnica da empresa H3M Meio Ambiente e Geotecnologia, Roberta Dutra; além de diversos outros especialistas que compuseram os debates ao longo do dia.
Fotos: Luiz Guilherme Mascarenhas / Divulgação