Projeto Trilhas de Minas é desenvolvido pelos alunos dos cursos técnicos de Modelagem do Vestuário e de Design Gráfico, do Senai Horto.
O Trilhas de Futuro, programa da Secretaria de Estado de Educação para a oferta gratuita de cursos técnicos aos estudantes e egressos do ensino médio, está rendendo bons frutos também no universo das roupas, tendências e estilos. Por meio do projeto Trilhas de Minas na Moda, estudantes de Modelagem do Vestuário e de Design Gráfico, da Unidade Horto do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), desenharam e produziram roupas inspiradas na cultura de Minas Gerais.
Além de representarem a prosa, o jeitinho dos mineiros e os pontos turísticos do estado, as peças também trouxeram modelagens que valorizam os diferentes tipos de corpos. Foi promovido um desfile no hall da instituição técnica, para apresentar os trabalhos. Os mais de cem estudantes que participaram do projeto são do grupo de quase 1.200 matriculados no Senai Horto por meio do Trilhas de Futuro.
A coordenadora geral de Educação Integral e Profissional da Secretaria de Estado de Educação, Andrea Botelho, destacou a importância do Trilhas de Futuro para a formação profissional dos jovens mineiros e para o fortalecimento dos setores produtivos do estado. “Projetos interdisciplinares como esse são muito importantes, pois impulsionam o desenvolvimento da criatividade e da inovação nos processos formativos”, disse.
O evento de (14/12), que foi aberto pelo gerente do Senai Horto, Anderson Paschoal, também contou com palestra de Fernanda Bueno, ex-aluna da instituição, que fez importantes reflexões sobre modelagens padronizadas em detrimento da diversidade de corpos, dentre eles o universo Plus Size. Familiares dos estudantes compareceram para prestigiar os trabalhos.
Foto: Divulgação