Ampliar os debates de políticas de promoção da igualdade racial. Esse foi o norte da primeira edição da Conferência da Igualdade Racial promovida pela Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, na sexta-feira (28), no Centro de Convenções. Com o tema “O Brasil na década do afrodescendente – Minas Gerais promovendo a igualdade”, o evento contou com programação composta por apresentações culturais, palestras, trabalhos em grupo e deliberações.
O secretário de desenvolvimento social e cidadania, Juliano Barbosa, participou da abertura do evento e considerou que a discussão do tema é fundamental para o momento atual. “Precisamos fortalecer e valorizar eventos como esse para que a população possa entender, respeitar e promover a igualdade racial. Por isso, vamos unidos e fortes acabar com esse preconceito para construirmos uma sociedade igualitária”, disse.
O chefe de departamento de políticas públicas para juventude, Pedro Sousa, ressaltou a conquista do município com a realização da conferência. “É uma honra Mariana promover um espaço para discutir temas que são considerados, na maioria das vezes, tabus. E é com a participação de todos os setores da comunidade que vamos elaborar propostas em prol da igualdade racial”, disse.
A realização da conferência atende agenda determinada pela União, Estados e Municípios com objetivo de discutir direitos raciais das minorias étnicas, bem como cumprir a determinação da Organização das Nações Unidas (ONU), que declarou de 2015 a 2024 a Década Internacional de Afrodescendentes. O resultado das discussões realizadas na Conferência será encaminhado junto ao Conselho Estadual.
Fotos: Pedro Ferreira | Prefeitura de Mariana