Segundo instituto, metade dos brasileiros acha que Lula fará um governo ótimo ou bom.
Jair Bolsonaro (PL) encerrará seu mandato como presidente da República sendo aprovado por 39% dos brasileiros e reprovado por 36%, mostra pesquisa Ipec divulgada nesta quinta-feira. O instituto fundado por ex-executivos do Ibope também perguntou sobre as expectativas da população para a gestão de Luiz Inácio Lula da Silva (PT): metade acredita que o petista fará um governo ótimo ou bom.
Os que consideram o governo Bolsonaro ótimo continuam sendo minoria: só 15% da população. Aqueles que dizem que o candidato à reeleição derrotado faz um bom governo somam 24%. Brasileiros que avaliam a gestão Bolsonaro como regular somam 23%. Outros 10% dizem que a administração de Bolsonaro é ruim e 26% consideram que a gestão dele é péssima à frente do Planalto; 2% não responderam à pergunta.
Bolsonaro conseguiu melhorar a sua aprovação na comparação com pesquisa Ipec divulgada no dia 24 de outubro, a seis dias do segundo turno. Na ocasião, 36% diziam que sua gestão era ótima ou boa, três pontos percentuais a menos do que agora. O presidente chegou a ter uma aprovação na casa dos 29% em setembro.
A reprovação, por outro lado, seguiu tendência de queda observada desde o fim de setembro. O Ipec de 24 de outubro mostrava 40% achando o governo ruim ou péssimo, queda de quatro pontos percentuais na comparação com a pesquisa desta quinta-feira.
Expectativas para o terceiro governo Lula
Em relação ao governo que se inicia no próximo dia 1º de janeiro, 18% afirmam que Lula fará um ótimo terceiro mandato. A maior parcela, 32%, acredita que será um bom governo. Outros 20% falam que será uma gestão regular, 7% acreditam que o governo petista será ruim e 18%, péssimo. São 5% os que não sabem ou não quiseram responder.
De acordo com o levantamento, 45% dos brasileiros acreditam que o terceiro mandato de Lula será melhor do que os outros dois; 22% dizem que será igual e 26% acham que será pior.
O Ipec também perguntou se a equipe de Lula está no caminho certo ou errado: para 58%, a resposta é sim. E 33% afirmam que a transição não está no rumo correto. Outros 9% não sabem. O Ipec ouviu 2 mil pessoas em 126 cidades de todo país entre os dias 1 e 5 de dezembro. A margem de erro estimada é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Foto: Divulgação