No dia 16 de novembro, quarta-feira, a Comissão de Educação, Saúde, Assistência Social, Esporte, Lazer e Turismo da Câmara de Mariana se reuniu para debater o uso do Terminal Turístico do município. Os participantes abordaram o estacionamento de ônibus e de vans de turismo no local e a chegada de visitantes na cidade.
Atendendo solicitação do representante da MarianaTUR, Antônio Diniz, a reunião contou com a presença do vereador Maurício da Saúde (AVANTE), um dos autores do Projeto de Lei nº 148/2022, aprovado na 35ª Reunião Ordinária, que regulamenta o uso do pátio do Terminal Turístico. O PL, também de autoria do vereador Pedrinho Salete (CIDADANIA), consiste na ideia de recepcionar e direcionar os turistas aos hotéis e pousadas da cidade, sendo, portanto, indicado utilizar o pátio do Terminal como estacionamento para ônibus e vans.
Além do vereador Maurício da Saúde, estiveram presentes o vereador Marcelo Macedo (MDB); o prefeito em exercício Ronaldo Bento (PSB); o presidente da MarianaTUR e representantes das secretarias de Cultura (Departamento de Turismo) e de Defesa Social (Departamento Municipal de Trânsito de Mariana - DEMUTRAN). Foram levantadas questões como as dificuldades em relação ao momento de chegada de visitantes na cidade e a necessidade de se investir mais no turismo.
Os participantes da reunião enfatizaram a importância do Terminal como um atrativo da cidade. O hoteleiro Antônio Diniz protestou no que diz respeito à necessidade de apoio da Guarda Civil quando chegam ônibus de turismo e desafios enfrentados com o fechamento das ruas quando há eventos no centro, dificultando a chegada dos turistas aos hotéis e pousadas. Além disso, ele sugeriu a criação de uma comissão específica para a divulgação dos eventos que acontecem no município, uma vez que, quando não realizada de forma adequada, dificulta a venda dos atrativos turísticos.
O representante do Departamento de Turismo, Silas Sampaio, enfatizou a importância do Terminal Turístico como um diferencial em relação a outras cidades, uma vez que se localiza no centro e possibilita que os visitantes desembarquem e logo possam passear pela cidade para conhecê-la. Silas também valorizou o espaço dado pela Câmara para debater o assunto. “Agradeço aos vereadores que estão aqui, que trazem essa possibilidade de interlocução com o Executivo, a pedido da MarianaTUR, para solucionar esse problema”, pontuou.
Dentre outros assuntos debatidos na reunião, foi mencionada, pelo prefeito Ronaldo Bento, a necessidade de aplicação de políticas públicas para as pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social concentradas no local. Também foi sugerida a realização de reuniões quinzenais para alinhar as discussões acerca do uso do Terminal com mais detalhes.
Foto: Marina Ferreira / Divulgação