Os servidores públicos municipais de Mariana receberam uma boa notícia no dia 11 de abril. Por unanimidade, a Câmara aprovou o Projeto de Lei 29/2022, que garante o pagamento integral do auxílio alimentação para os profissionais que estiverem afastados de suas atividades por motivo de doença. Os autores do projeto de lei, vereadores Marcelo Macedo (MDB), Pedrinho Salete (CIDADANIA), Ricardo Miranda (REPUBLICANO) e Manoel Douglas – Preto do Cabanas (PV), e os co-autores Maurício da Saúde (AVANTE), Ediraldo Ramos – Pinico (AVANTE), Gilberto Matheus – Tikim (CIDADANIA) e Zezinho Salete (MDB), comemoraram a aprovação da proposição que visa corrigir uma falha na Lei nº 3.527/2021, que trata da concessão do Auxílio Alimentação para o funcionalismo público municipal.
O papel do Legislativo marianense em ajustar a lei em benefício dos servidores municipais foi destacado pelo vereador Pedrinho Salete. Segundo o parlamentar, não era justo que um profissional ficasse prejudicado em seu direito em um momento tão delicado da sua vida, que é o seu afastamento das atividades profissionais devido a problemas de saúde. “É dever nosso (vereadores) fiscalizarmos e cobrarmos melhorias para a nossa gente e este projeto corrigiu uma falha que prejudicava inúmeros trabalhadores e trabalhadoras da prefeitura”, destacou Salete.
Quem também ressaltou o papel do Legislativo marianense na adequação da legislação em vigor foi o vereador Manoel Douglas – Preto do Cabanas. Para ele, a Câmara mostra novamente a sua grandeza na implantação de políticas públicas que vão de encontro aos anseios da população. “A gente sabe que quando o servidor está de atestado é o momento que ele mais precisa. Até a sua dieta alimentar pode ser modificada”, desabafou Preto.
Homenagem Póstuma
Logo após a abertura dos trabalhos da reunião ordinária, os vereadores da Câmara Municipal de Mariana silenciaram por um minuto em homenagem ao ex-colaborador da Casa de Leis, Cristiano Henrique de Oliveira, que faleceu no dia 08.
Em um discurso emocionado, o vereador Fernando Sampaio (PSB) lembrou a todos a trajetória do cidadão Cristiano Henrique. Sampaio ressaltou a lacuna deixada pelo advogado com a sua partida repentina e o legado humanista e profissional por onde passou. “É com muito pesar que sentimos a perda do Cristiano, pois além de um advogado competente que era, perdemos um grande amigo. Que Deus conforte os corações de todos os familiares e de seus amigos, que eram muitos”, salientou Sampaio.
Foto: Divulgação