O Memorial Vale traz como estreias, esta semana a peça “Virtude” (dia 16), de André Luiz Dias; a videoperformance “Corpovírus” (dia 17), de Carina Marinho de Paulo; o show “Um método de Atravessar” (dia 18), do cantor Luiz Rocha, o vídeo “Histórias à beira do fogão a lenha” (dia 19), de Madu Costa, e o sarau literário “Com licença de Cruz e Sousa”, de Luscas Gonçalves, que começa no domingo, dia 19, e segue até o dia 26 de setembro.
O espetáculo “Café com Dança”, que harmoniza dança com gastronomia, segue até o dia 17 de setembro, e a performance “Diário de uma mãe performer” acontece até o dia 30 de setembro.
Há quatro exposições em exibição no site do Memorial Vale: “Memorial Chapadão da Zagaia”, de Rodrigo Garcia; “Festejar as Cores: Tradição e Fé na Congada”, de Pollyanna Assis; “Paisagens do Isolamento”, de Daniel Mansur e “Lastro”, de Washington da Selva.
As atrações foram selecionadas pelas Convocatórias de Programação do Memorial Vale 2021 e continuam online, seguindo o planejamento do #MemorialValeEmCasa, feitas pelo Youtube, nas redes sociais do espaço (facebook e instagram) e no site. As transmissões feitas pelo Youtube ficam disponíveis permanentemente no canal do Memorial.
Confira:
16/09 – PEÇA “VIRTUDE”, COM ANDRÉ LUIZ DIAS
Dia 16 de setembro, quinta-feira, às 19h30, o dramaturgo André Luiz Dias apresenta a peça Virtude, no YouTube do Memorial Vale. O espetáculo discute que o espaço não é mais o mesmo e as coisas e pessoas estão transmutadas em outra geografia possível, num amontoado de sentimentos. Realidade e quimera ocupam o momento de agora. Sons possíveis e silêncios abstratos fazem permanência no momento presente. O evento foi selecionado pela Convocatória de Programação do Memorial Vale 2021 e integra o projeto “Gerais, Cultura de Minas” do Memorial Vale.
André Luiz Dias é licenciado em Artes Cênicas, ator, diretor, bailarino e dramaturgo pelos Cursos Livres da Fundação Clóvis Salgado, Galpão Cine Horto e SP Escola de Teatro. Coordenador e colaborador em projetos de extensão na UFVJM e UFBA. Fundador e diretor artístico do Grupo In-Cena de Teatro, idealizador e diretor geral do FESTTO - Festival Nacional de Teatro de Teófilo Otoni, e atualmente é diretor executivo e arte educador no Instituto Cultural In-Cena.
17/09 – VIDEOPERFORMANCE “CORPOVÍRUS”, COM CARINA MARINHO DE PAULO
Dia 17 de setembro, sexta-feira, às 19 horas, a bailarina Carina Marinho apresenta a videoperformance em dança contemporânea “Corpovírus’, no YouTube do Memorial Vale. Com uma linguagem próxima à dança-teatro, toda a produção, desde a concepção, direção de movimento, estudo dramatúrgico e roteiro foi pensado pela artista. A filmagem foi realizada em casa, tendo o uso de uma mesa como elemento cênico principal. Na história, o corpo desconhecido de um vírus fragmentou a realidade em partes visíveis e invisíveis. O lado invisível de dentro das casas, nos levando ao confrontamento de novas formas de viver e sobreviver. A obra nos provoca a habitar a realidade do nosso “corpomundo”, entre portas e porões, entre lutas e lutos, entre a paz e o desassossego, entre o medo e a coragem. O evento foi selecionado pela Convocatória de Programação do Memorial Vale 2021 e integra o projeto “Contemporâneo” do Memorial Vale.
Carina Marinho é bailarina reconhecida pelo SATED/MG. Iniciou sua trajetória artística em 2002, com estudos em Jazz, Ballet Clássico e Dança Contemporânea. Seu berço principal foi a Cia Jovem de Paraopeba, onde integrou o primeiro elenco em 2005, sob a direção de Alan Keller. Atuou efetivamente no grupo durante quinze anos na pesquisa e criação em Dança Contemporânea. De 2013 a 2020, integrou o elenco da Paraopeba Cia de Dança, com participações no Festival Internacional de Tanzwoche Dresden, na cidade de Dresden/Alemanha (2018 e 2019), e no Festival Internacional de Teatro e Artes Performáticas da Lusofania (FITAP), na cidade de Vila Real em Portugal (2014). Atuou como professora de Dança Contemporânea e coreógrafa na EMAH - Escola Municipal de Artes e Humanidades, em Sete Lagoas/MG, no ano de 2015 e 2016. Além de sua formação artística, estudou Psicanálise Clínica e Didata, e é graduanda em Gestão e Empreendedorismo. Atualmente, com as interrupções dos trabalhos causada pela pandemia do Covid-19, a artista vem desenvolvendo pesquisas e produções de videodanças, juntamente com o Grupo “Projeto 3”, em projetos artístico-culturais.
18/09 – SHOW “UM MÉTODO DE ATRAVESSAR”, DE LUIZ ROCHA
Dia 18 de setembro, sábado, às 19h30, o ator, cantor e compositor Luiz Rocha apresenta a peça “Um Método de Atravessar”, no YouTube do Memorial Vale. A produção é um solo autoral de Luiz Rocha, com direção dele e de Lydia Del Picchia. A cena acontece em um único ambiente, onde Luiz atua e se relaciona com a luz, a projeção, a trilha sonora e a própria câmera, numa tentativa de explorar os recursos cênicos e performáticos dentro deste novo “palco” em que estamos atualmente confinados. O ofício de cantar nunca esteve tão próximo do teatro como agora, no desconforto de dizer e existir neste espaço do diálogo, da escuta forte e sutil, e ao mesmo tempo denso e espectral que é o teatro. O evento foi selecionado pela Convocatória de Programação do Memorial Vale 2021 e integra o projeto “Gerais Cultura de Minas” do Memorial Vale.
Luiz Rocha desde 2001 atua compondo trilhas sonoras para teatro, cinema e dança, atuando simultaneamente em várias artes - no teatro como ator, diretor e compositor, na música compondo canções e músicas para publicidade e cinema. Com mais de 15 anos de carreira, Luiz já dividiu o palco com artistas como Arnaldo Antunes, Jorge Mautner, Bem Gil, Letícia Novaes, Bárbara Eugênia, Gabriel Villela e Grupo Galpão. Foi fundador e integrante da banda Todos os Caetanos do Mundo lançando o álbum “Pega a Melodia e Engole” (2015), que teve produção de Chico Neves (Lenine, Gilberto Gil, Los Hermanos, O Rappa, Skank) e participação especial de Arnaldo Antunes. Em 2021 estreia na televisão como Onésio na série Hit Parade do Canal Brasil com direção de Marcelo Caetano.
19/09 – VÍDEO “HISTÓRIAS À BEIRA DO FOGÃO A LENHA”, DE MADU COSTA
Dia 19 de setembro, domingo, às 11 horas, a pedagoga e arte-educadora Madu Costa apresenta, no YouTube do Memorial Vale, o vídeo “Histórias à beira do fogão a lenha”. O vídeo de 35 minutos apresenta narração de histórias autorais com temáticas variadas. A filmagem foi realizada ao lado de um fogão a lenha. Enquanto eu preparava um cardápio para o almoço, contava as histórias. A ideia é resgatar a velha e boa tradição das rodas de histórias contadas pelas avós. O evento foi selecionado pela Convocatória de Programação do Memorial Vale 2021 e integra o projeto “Gerais Cultura de Minas” do Memorial Vale.
A apresentação de narrações de histórias autorais à beira do fogão constará de três narrações: 1ª - Embolando Palavras, na qual a menina Moara de 5 anos embola palavras, aprende a fazer bolo com a avó e se entrelaça no amor e na saudade; 2ª - A história do menino Luan. Ele ama comer pequi e se interessa em preservar as árvores do seu entorno. A 3ª - é a Caixa de Surpresa: Victor quer dar um presente original, sem gastos. E, ele nos surpreende com a solução encontrada.
Maria do Carmo Ferreira da Costa, a Madu Costa, é pedagoga, arte-educadora, narradora de histórias, assessora pedagógica, cordelista e escritora de Literatura Infantil.
19/09 a 26/09 – SARAU “COM LICENÇA DE CRUZ E SOUSA”, DE LUSCAS GONÇALVES
De 19 a 26 de setembro, às 11 horas, o multiartista Luscas Gonçalves apresenta o sarau literário “Com Licença de Cruz e Sousa”, no YouTube do Memorial Vale. O sarau é uma leitura/performance "cotidianizada" que aprecia a obra poética do autor simbolista e, através da articulação de práticas de criação, constrói pílulas dos poemas dentro de um contexto ordinário. O que poemas escritos há tantos anos podem nos oferecer nos dias atuais? Como trabalhar poemas tão antigos hoje, no século XXI? O que há na obra de Cruz e Sousa que ainda faz sentido nos dias atuais? O sarau é uma tentativa de aproximar o poeta simbolista do espectador atual. O evento foi selecionado pela Convocatória de Programação do Memorial Vale 2021 e integra o projeto “Contemporâneo” e as comemorações dos 10 anos do Memorial Vale.
Luscas Gonçalves é estudante de Letras e pesquisador, reside em Belo Horizonte. Décimo filho, nascido em 1996, na Vila Estrela - Morro do Papagaio. Atualmente, atua na Trupe Estrela; na cena curta Campo Minado e no experimento cênico "Com a licença de Cruz e Sousa". É autor do livro de poesia EFÊMERO.
ATRAÇÕES EM ANDAMENTO
15/09 – SEMENTES DA DIÁSPORA (01, 08, 15, 22 e 29/09)
Todas as quartas-feiras, às 14 horas, o Educativo realiza a instalação “Sementes da Diáspora”. Iniciada em 2019, a ação consiste numa instalação na qual a partir de cards (envelopes com sementes de plantas de origem africana estampados com imagens e informações sobre personalidades afro) instalados no Baobá construído pelo Educativo, o visitante é convidado a “colher” essas sementes e refletir sobre o apagamento do protagonismo negro na nossa história. Nesses tempos de distanciamento por causa da pandemia, a ação continua de forma virtual, nas redes sociais do Memorial Vale e possui legenda descritiva das imagens.
17/09 – DICAS PRETAS (03, 10, 17, 24/09)
Às sextas-feiras, às 11 horas, o Educativo divulga as “Dicas Pretas”. São pílulas, com dicas de livros, filmes, etc. com temática étnico racial e produzida por pessoas negras, dando um destaque para produções literárias destinadas ao público infantil. O objetivo é contribuir para discussões sobre as questões étnico raciais, trazendo indicações de conteúdo que ajudem a refletir e conhecer mais sobre a identidade negra. A ação acontece no Instagram do Memorial Vale e possui legenda descritiva das imagens.
ATÉ 17/09 – CAFÉ COM DANÇA EM CONEXÃO ALEGRIA
De 13 a 17 de setembro, às 11 horas, o Memorial Vale apresenta “Café com Dança em Conexão Alegria”, com Romeu Neves, Welbert de Melo e Roberta Boson. O Café com Dança propõe harmonizar dança e gastronomia, transformando o cotidiano e a rotina em momentos de ludicidade, de troca afetiva, de leveza, uma pausa na ansiedade, na angústia, fortalecendo a energia e o ânimo. São cinco encontros com vários estilos da dança de salão, com a direção artística de Welbert de Melo e pratos elaborados pelo Chef Romeu Neves, ensinados e apresentados de forma elegante e possível para o dia a dia. Todas as dicas levam em consideração o que se tem em casa, aproveitando o que é do cotidiano das pessoas. O evento foi selecionado pela Convocatória de Programação do Memorial Vale 2021 e integra o projeto “Contemporâneo” do Memorial Vale.
Welbert de Melo é diretor, bailarino, coreógrafo e proprietário da escola de dança Café com
Dança; Romeu Neves é nutricionista, chefe de cozinha e produtor cultural e Roberta Boson é advogada, bailarina e coreógrafa.
ATÉ 30/09 – “DIÁRIO DE UMA MÃE PERFORMER”, COM DAYANE LACERDA
De 1º a 30 de setembro, às 10 horas, a artista Dayane Lacerda Queiroz apresenta no YouTube do Memorial Vale a performance “Diário de uma mãe performer”. Dayane define assim a sua produção: “Sou atriz, branca, mãe e bissexual. Esse vídeo performer é um manifesto caseiro feito pelo celular, em 30 capítulos, um registro de nós. A maternidade é dolorida, solitária, e afoga nossos corpos em demandas machistas inaceitáveis. Portanto, sejamos livres e revolucionárias.” A exibição do documentário integra o projeto Performance no Memorial - Gerais Cultura de Minas e a programação especial de 10 anos do Memorial Vale. O evento foi selecionado pela Convocatória de Programação do Memorial Vale 2021.
Dayane Lacerda é atriz, mãe e performer. Mestre em artes pela UFMG, pesquisa a relação entre autoficção e processos corporais cênicos; performance e redução de danos; arte e saúde mental. Atua também como professora e diretora de teatro.
Fotos: Divulgação