Aconteceu nesta sexta-feira (26), o lançamento da edição comemorativa do livro “Vida de D. Antônio Ferreira Viçoso: Bispo de Mariana e Conde da Conceição”, escrito por Dom Silvério. O evento aconteceu de forma on-line, durante a programação do segundo dia do Simpósio Filosófico-Teológico promovido pela Faculdade Dom Luciano Mendes (FDLM). Esta é a quarta vez que a obra é editada e comemora o centenário da 3ª edição, completados em 2020.
À ocasião, foi realizada a mesa redonda “A Vida de Dom Viçoso” com a apresentação do projeto de reedição da obra por um dos coordenadores do trabalho, o padre José Carlos dos Santos. Além disso, os professores João Paulo Pereira (FDLM) e Maria Cecília Pereira Soares, falaram, respectivamente, sobre a reforma do Seminário no período de Dom Viçoso e “Vida de Dom Viçoso: tesouro literário a ser descoberto”.
Dom Airton José dos Santos, ao realizar a fala de abertura da mesa, lembrou que a obra sobre a vida de Dom Viçoso é fundamental para a história da Arquidiocese de Mariana, mas também de Minas Gerais e do Brasil, e rendeu a Dom Silvério uma cadeira na Academia Brasileira de Letras. Entretanto, ele enfatiza que ainda são poucas as pessoas que conhecem a história do Venerável. Por essa razão, para o Arcebispo de Mariana, a 4ª edição do livro ampliará o conhecimento sobre a vida e as virtudes de Dom Viçoso.
“Além de proporcionar aprofundado conhecimento da vida do Venerável Dom Viçoso, o livro de Dom Silvério é reconhecidamente uma obra-prima da literatura brasileira. Com esta obra, Dom Silvério conquistou uma cadeira na Academia Brasileira de Letras, sendo o primeiro eclesiástico a realizar este feito”, pontua o padre José Carlos sobre a importância de se lançar a 4ª edição do livro.
Segundo ele, que também é o diretor geral da FDLM, o objetivo da reedição da obra é colaborar para a continuidade do processo de beatificação e canonização de Dom Viçoso. “Nós honramos muito essa possibilidade de fazer com que este homem venha, não mais apenas como Bispo de Mariana, mas como Bispo que foi elevado aos altares para ser um modelo de vida, de santidade e de acompanhamento da Igreja”, destacou Dom Airton. O padre José Carlos ainda afirmou que, ao longo deste ano, também será lançado o informativo “Nos passos de Dom Viçoso” que, com uma linguagem mais simples e acessível, pretende também divulgar a pessoa e a mensagem de Dom Viçoso e chegar a outras pessoas para além da edição do livro.
Para a professora Maria Cecília, a obra é um tesouro literário a ser descoberto. “Quando a gente fala em tesouro, a gente pensa em riqueza material como ouro, prata e pedras preciosas. Normalmente, a gente pensa nesse tipo de preciosidade, mas o tesouro dessa obra é outro. [...] Nós, desse projeto, com essa reedição, queremos que esse tesouro seja cada dia mais descoberto, que mais pessoas possam ler essa obra e compartilhar, não só a vida, a santidade e os exemplos de Dom Viçoso, mas também essa pureza da escrita do padre Silvério”, ressaltou.
Ainda, participaram do evento o diretor acadêmico da Faculdade Dom Luciano Mendes (FDLM), padre Edvaldo Antônio de Melo, o diretor da Etapa do Discipulado do Seminário São José, padre Euder Daniane Canuto Monteiro, seminaristas e demais membros da sociedade.
Sobre Dom Viçoso
Antônio Ferreira Viçoso (1787-1875) é português e foi ordenado sacerdote em 1818, chegando ao Brasil de Dom João VI no ano seguinte. Inicialmente abriu o Colégio do Caraça e se dedicou ao serviço da Palavra de Deus, pregando frutuosas missões nos povoados mineiros. Ocupado depois na educação da juventude, esteve por 15 anos em Jacuecanga, entorno de Angra dos Reis (RJ).
Em 1837, regressou a Minas Gerais e foi eleito Superior Geral dos Lazaristas e, no ano de 1844, separado para o episcopado. Ordenado Bispo no Mosteiro de São Bento, Rio de Janeiro, governou, com inexcedível zelo pastoral, o bispado de Mariana por 29 anos: foi então pai extremoso dos pobres e órfãos, protetor dos escravos, abnegado missionário, reformador do clero, defensor dos direitos da Igreja, exemplar devoto da Virgem Maria.
O processo de beatificação de Dom Viçoso foi aberto por Dom Silvério, em 1916. Em 2014, Dom Viçoso recebeu o título de Venerável, quando o Vaticano reconheceu que ele viveu de forma heroica as virtudes cristãs. O próximo passo para sua beatificação é preciso reconhecimento de um milagre.
Foto: João Lucas Ferreira Basílio / Divulgação