Fiscalização de Posturas e Guarda Municipal são parceiros na fiscalização.
A Vigilância Sanitária Municipal diariamente realiza ações a fim de diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde. É responsável por promover estratégias e ações de educação e fiscalização.
De acordo com balanço divulgado pelo Departamento, durante o mês de janeiro foram realizados 242 procedimentos, sendo 113 notificações em diversos estabelecimentos que descumpriam o protocolo sanitário do plano Minas Consciente e 129 inspeções para viabilidade de licenciamento sanitário e para apurar denúncias recebidas via ouvidoria municipal oriundas da população.
Durante as fiscalizações foram realizadas apreensões de produtos cárneos, com as características sensoriais alteradas, com a validade expirada, fora da temperatura ideal de conservação e mal acondicionada, podendo ocasionar danos à saúde da coletividade.
Em conjunto com a Fiscalização de Posturas e Guarda Municipal, foram realizadas diversas diligências para apurar reclamações de pontos de aglomerações.
A Vigilância Sanitária Municipal destaca que os cuidados de higiene, o uso de máscaras e o distanciamento social são essenciais para o combate à pandemia.
A equipe é composta por quatro fiscais sanitários e coordenada por Carlos Alberto Chagas. Denúncias devem ser realizadas através da Ouvidoria Municipal pelo telefone 3559 3284.
Foto: Divulgação / Vigilância Sanitária