Já tradicional no calendário cultural da capital mineira, o Festival de Verão UFMG terá sua 15ª edição realizada entre os dias 4 e 11 de março. O evento, que costuma anteceder a programação de carnaval de Belo Horizonte e integrar a programação de férias da Universidade, ganha uma nova data e programação adaptada para ser acessada de casa. Toda a programação é gratuita e aberta ao público.
Com o tema Transversal – redes de cidadania e direito à cultura, o Festival coloca a questão no centro de sua programação, buscando o reconhecimento dos sujeitos desses direitos por meio das redes de cidadania. Durante oito dias de evento, o público poderá acompanhar uma programação diversificada, com oficinas, seminário, rodas de conversa e lançamento de publicações digitais. A programação ainda conta com atrações artísticas – exposições, apresentações teatrais e musicais.
Destaque para a apresentação de abertura do Festival: Renegado Samba Groove, com participação de Elza Soares, no dia 4 de março, às 20 horas. O novo show do rapper reúne a contundência do rap mineiro com a cadência do samba carioca. No repertório, clássicos que todo mundo canta. Recentemente batizado como afilhado musical do ícone Elza Soares, Renegado convida sua madrinha para a gravação de uma apresentação especial, que será transmitida pelo Festival.
Respeitando os protocolos de saúde pública vigentes em função da pandemia de Covid-19, a maior parte da programação desta edição acontecerá de maneira on-line, com transmissão pelo canal da Diretoria de Ação Cultural da UFMG no Youtube. As ruas também terão intervenções com projeções de obras audiovisuais em prédios da capital.
A programação completa será divulgada em breve. É possível acompanhar as atualizações sobre o evento por meio de suas redes sociais: Facebook (facebook.com/festivaldeverao) e Instagram (instagram.com/festival_ufmg).
Sobre o Festival
Criado em 2007, o Festival de Verão UFMG é realizado anualmente pela Diretoria de Ação Cultural da UFMG. A iniciativa visa oferecer ao público e à cidade de Belo Horizonte um vasto e significativo programa cultural no período de férias de verão. A proposta é reconhecer e promover o processo de interação dinâmica entre CULTURA e EDUCAÇÃO. A programação é oferecida gratuitamente ao público e inclui cursos, oficinas e palestras que buscam contemplar, além da cultura e arte, todas as áreas de conhecimento atendidas pela Universidade.
Foto: Divulgação / Reprodução