A Câmara de Mariana recebeu os secretários de Defesa Social, Braz Luiz de Azevedo, e de Transporte, Marcos Antônio Gonçalves, na reunião da última segunda-feira (21) para esclarecimentos sobre o furto de máquinas que ocorreu em dezembro de 2015, após o rompimento da barragem de Fundão. A presença dos secretários no plenário atende requerimento do vereador Marcelo Macedo (PSDB).
O secretário de Defesa Social explicou que, devido o rompimento da barragem, uma empresa de Belo Horizonte ofereceu o serviço de desassoreamento dos rios gratuitamente por 30 dias e praticou um suposto ato fraudulento no município. “O inquérito está sendo feito pelo delegado de Mariana e a gente aguarda um desfecho”, ressalta Braz. O secretário ressalta que o município não tinha responsabilidades em relação às máquinas e que enviará toda documentação sobre o fato para a Câmara. Ele afirma, também, que as máquinas foram recuperadas e apenas uma ainda se encontra desaparecida.
O vereador Marcelo Macedo defende que o caso seja bem investigado. “Estamos aguardando todo o relatório feito pelo Executivo”, aponta o vereador.
Para o presidente da Câmara, Tenente Freitas (PHS), a cidade de Mariana foi atingida pela lama e por aproveitadores. Freitas ressalta que o trabalho de investigação cabe à Policia Civil e a Câmara acompanhará o processo.