Arcebispo apresentou informações sobre a Campanha da Fraternidade. Na mesma reunião, a Câmara reconduziu Juliano Duarte à função de vereador e recebeu o presidente do sindicato dos servidores públicos do município.
Durante a reunião do dia 14 de março, a Câmara recebeu o arcebispo de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha, para apresentar a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016, atendendo ao requerimento do vereador Cristiano Vilas Boas (PT). Dom Geraldo explica que, neste ano, a campanha é uma iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) junto ao Conselho Nacional das Igrejas Cristãs (Conic).
O reverendíssimo ressalta que o tema “Casa Comum, Nossa Responsabilidade” e o lema “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca", retirado da Bíblia (AM 5,24), tratam dos cuidados que a sociedade deve ter com o planeta, principalmente em relação ao saneamento básico urbano e rural.
O arcebispo apresentou dados estatístico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE de 2013 que registram que apenas 85% das residências têm água encanada e apresentam 37% de perda de água na distribuição. O estudo mostra que apenas 39% das moradias possuem esgoto tratado. "A implantação do saneamento básico torna-se essencial à vida humana e à proteção ambiental", ressalta Dom Geraldo. Ele aponta que 120 milhões de latino-americanos não têm acesso a banheiros.
A escolha do tema também tem o objetivo de apoiar e incentivar os municípios para que elaborem e executem o Plano de Saneamento Básico (PMSB), unir as igrejas em suas diferentes expressões religiosas, estimular o conhecimento à realidade local, o consumo responsável da natureza e da água e, principalmente, desenvolver a consciência de que políticas públicas devem se tornar realidade. O Plano de Saneamento Básico de Mariana foi aprovado em junho de 2015 e instituído no mês de agosto pela Lei Complementar nº 151.
O vereador Cristiano Vilas Boas afirma que o convite feito ao arcebispo para participar da reunião dos vereadores visa “conscientizar toda nossa população sobre a importância do tema da Campanha da Fraternidade desse ano para que a gente possa cuidar da nossa casa comum”.
O presidente da Câmara, vereador Tenente Freitas (PHS), ressalta que o arcebispo foi didático e chamou a atenção para os cuidados que devemos ter com o planeta. “Dom Geraldo traz para todos nós um sentimento de obrigação do que precisamos fazer independente de governo e de partido, para que cada pessoa comece a tomar sua atitude e fazer sua parte”, ressalta o presidente.
Reajuste dos servidores - Durante a mesma reunião, o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Mariana (SindServ), Francisco Assis, usou a Tribuna Livre para buscar o apoio dos vereadores no diálogo com o Executivo em relação ao reajuste salarial dos funcionários municipais. Francisco sugere a redução em 50% dos cargos de livre nomeação na prefeitura, a extinção de todo os cargos de secretários-adjuntos, alteração da jornada de trabalho para 6 horas e a convocação dos servidores concursados como propostas para viabilizar um reajuste superior ao de 5% que foi apresentado pelo Executivo em projeto enviado à Câmara.
O presidente da Câmara, vereador Tenente Freitas, afirma que o Legislativo conhece as dificuldades que o município enfrenta, mas que “a Câmara está de portas abertas e o papel dos vereadores tem que ser realmente democrático”.
Composição da Câmara - Atendendo ao requerimento solicitando extinção da sua licença, Juliano Duarte foi reconduzido à função de vereador e já assumiu sua cadeira no Legislativo na reunião de segunda-feira.
O prefeito informou aos parlamentares que o vereador Geraldo Sales “Bambu” (PDT) é o atual vice-líder de governo na Câmara e reafirmou Fernando Sampaio (PRB) como líder. Durante a reunião, também foi feita a leitura do ofício dos vereadores Fernando Sampaio, Tenente Freitas, João Bosco, Tião do Sindicato, Adimar Cota, Edson Agostinho "Leitão", Juliano Duarte, Cristiano Vilas Boas e Geraldo Sales "Bambu" em que declaram apoio ao governo.