Presidente da Câmara participa do projeto antidrogas do CEMPA
O presidente da Câmara de Mariana, Tenente Freitas, foi entrevistado por nove alunos do 9º ano do Centro de Educação Municipal Padre Avelar na manhã da última segunda-feira (10). Eles debateram questões relacionadas ao uso indevido das drogas e seus danos.
"Nós precisamos ter regras e limites para que as gerações possam se manter”, ressalta Freitas que afirmou ser contrário à legalização das drogas. Para ele, o uso e o tráfico devem continuar sendo considerados crimes e devem ser punidos. O presidente e os jovens discutiram sobre questões sociais, a pena de morte, o auxílio reclusão e o apoio às famílias dos detentos. O presidente da Câmara destacou o curso ministrado na cidade há dois anos
para agentes multiplicadores sobre o uso indevido das drogas promovido pelo Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico (DENARC) da Polícia do Estado de São Paulo, através da Divisão de Prevenção e Educação (DIPE) e da Câmara Municipal.
A aluna Yasmin Santos, 15, afirma que pôde esclarecer conceitos sobre o tema e o aprendizado será repassados aos colegas de escola. "Gostei muito do que eu escutei e mudei minha opinião em relação à legalização das drogas. Vi que não adianta, como no caso do cigarro e do álcool que são legalizadas e o consumo não diminui.", pontua a estudante.
Os alunos participam do Projeto Antidrogas desenvolvido na unidade de ensino e foram convidados para a próxima Audiência Pública que será realizada pela Câmara sobre "A redução da Maioridade Penal e a violência contra jovens negros". A audiência será nesta quarta-feira (12), às 19h, no Centro de Convenções, e contará com a presença do Secretário de Estado de Direitos Humanos, Nilmário Miranda, e do Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Cristiano Silveira.