A Prefeitura de Mariana promoveu na terça-feira (04) a Audiência Pública da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2016. Cumprindo o que determina a Lei de Responsabilidade Fiscal, a audiência é uma ferramenta democrática, que permite à população marianense opinar e decidir os rumos financeiros da cidade para o próximo ano.
Presidiu a reunião o prefeito Duarte Júnior “Du”, que esclareceu uma estimativa de perda para 2015 em R$85 milhões. “Neste momento difícil, eu tenho pensado apenas em administrar Mariana tendo responsabilidade com o orçamento. E o cidadão tem um papel importante, que é o de fiscalizar, cobrar pelo bom uso do dinheiro público”, disse o prefeito. Ressaltando a presença maciça das associações de moradores, o prefeito reforçou que “é das associações que tem que vir a cobrança por obras que melhorem a qualidade de vida da população”.
Na sequência o assessor técnico de Planejamento e Execução Orçamentária da Secretaria de Planejamento e Gestão da Prefeitura de Mariana, Anderson Stoppa, demonstrou com números e gráficos a situação financeira atual do município e a previsão para 2016. Anderson esclareceu que após confecção da LOA, o planejamento financeiro da Prefeitura será encaminhado à Câmara de Vereadores, para votação em três sessões ordinárias. Estiveram presentes na audiência os vereadores Bruno Mól Crivelari, Juliano Duarte e Cristiano Vilas Boas.
PARTICIPAÇÃO POPULAR. A Audiência Pública da Lei Orçamentária Anual (LOA) teve presença da sociedade marianense. Na reunião, cada associação entregou nas mãos do prefeito de Mariana, Duarte Júnior “Du”, um ofício solicitando três intervenções da Prefeitura. “Nós vamos avaliar estes pedidos e responder a cada associação se teremos condição de fazer a obra ou não, e o motivo”, explicou o prefeito.
Também esteve na reunião Benedito Alves, o Careca, coordenador de Orçamento Participativo da Prefeitura de Mariana e presidente da Federação das Associações de Moradores de Mariana (FEAMMA). “Recebemos as reivindicações de 44 das 48 associações de moradores. E as quatro que ainda falta entregar já estão providenciando o documento. Isto mostra que Mariana se fez representar nesta audiência”, disse Careca.
Cerca de 200 pessoas estiveram presentes na reunião. Ao final, a palavra foi aberta aos presentes, e diversas pessoas se dirigiram diretamente ao prefeito, seja para pedir melhorias para o bairro ou sugerir ações no âmbito municipal. O senhor Iran, do bairro Santa Rita de Cássia, pediu melhorias no saneamento e abastecimento de água no bairro. Já dona Aparecida, do Barro Preto, questionou a falta de iluminação em algumas ruas do bairro. Maria Paula, do São Pedro, pediu mais opções de lazer para as crianças do bairro.
FOTOS: JOÃO FELIPE LOLLI | PREFEITURA DE MARIANA