Primeira edição do festival reúne música, gastronomia, economia criativa e atrações gratuitas nos dias 27 e 28 de junho, no bairro Cabeças.
Ouro Preto recebe, pela primeira vez, nos dias 27 e 28 de junho, o festival Conexão Cultural, evento gratuito que ocupará a Praça de Lazer do bairro Cabeças com uma programação dedicada à música, à gastronomia, à economia criativa e aos encontros culturais. Entre os destaques desta edição está o espetáculo “Laura Catarina canta Vander Lee”, que será apresentado no sábado (27), às 20h30.
Filha do cantor e compositor mineiro Vander Lee, Laura Catarina sobe ao palco com um show marcado pela emoção, pela memória afetiva e por releituras contemporâneas da obra de um dos artistas mais sensíveis da música brasileira.
Natural de Belo Horizonte, Laura Catarina iniciou sua relação com a música ainda na infância, dedicando-se aos estudos musicais desde os nove anos de idade. Cantora, compositora e instrumentista, integrou entre 2013 e 2015 a banda mineira Dom Pepo e iniciou sua carreira solo em 2014, consolidando uma trajetória marcada por composições autorais e forte identidade artística.
Em 2018, lançou o álbum Amor em Si, trabalho que evidenciou sua sonoridade delicada e sua expressiva presença poética. Ao longo da carreira, a artista dividiu palcos e gravações com nomes importantes da música brasileira, como Mariene de Castro, Sérgio Pererê, Dani Black, Flávia Wenceslau e Kdu dos Anjos.
Homenagem que transforma luto em arte
O tributo ao pai ganhou novos contornos em 2023, com o lançamento do álbum Estrela – Laura Catarina canta Vander Lee, produzido em Belo Horizonte por Baka. O trabalho foi concebido como uma travessia emocional entre o luto e a cura, reunindo novas interpretações de clássicos de Vander Lee, como Esperando Aviões, Onde Deus Possa Me Ouvir e Românticos, além de participações especiais de Dani Black e Mariene de Castro.
A presença de Laura Catarina reforça o caráter afetivo e mineiro da programação do Conexão Cultural, que aposta na valorização dos artistas locais e na promoção de encontros entre diferentes linguagens artísticas.
Música, gastronomia e economia criativa
Além do show em homenagem a Vander Lee, o festival contará com apresentações de samba, groove, forró, choro e DJs, reunindo artistas de Ouro Preto e Belo Horizonte. A programação inclui ainda feira gastronômica e de artesanato, cozinha ao vivo com chefs locais, apresentações teatrais e iniciativas voltadas à economia solidária.
O Conexão Cultural tem patrocínio da Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, com apoio da Prefeitura de Ouro Preto e realização da VB Comunicação e do Blog do PCO.
Reconhecida como uma das maiores incentivadoras da cultura em Minas Gerais, a Cemig destaca que o apoio a iniciativas culturais fortalece a identidade do povo mineiro, amplia o acesso às manifestações artísticas e contribui para a democratização da cultura em diferentes regiões do estado.
Foto: Flávio Charchar. / Divulgação