Imunização começa nesta quarta-feira (29) e integra ações de enfrentamento à doença no município.
A Prefeitura de Ouro Preto deu início, nesta quinta-feira (29), à vacinação contra a dengue no município. As primeiras doses já foram recebidas por meio do Governo de Minas Gerais, via Secretaria de Estado de Saúde, reforçando as estratégias de prevenção e cuidado com a população diante do aumento do risco de transmissão da doença.
Nesta etapa, a campanha é voltada para crianças e adolescentes com idades entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias. A vacina é uma importante aliada na proteção contra os principais sorotipos do vírus da dengue e contribui diretamente para a redução de casos graves e internações.
A aplicação das doses ocorre em pontos estratégicos da cidade, priorizando regiões com maior incidência de focos do mosquito Aedes aegypti. Os locais de vacinação são o Vacimóvel, instalado no estacionamento da UPA Dom Orione, e as Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos distritos de Antônio Pereira, Cachoeira do Campo e Amarantina.
O esquema vacinal para o público-alvo é composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas, conforme orientação do Ministério da Saúde.
O prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, destacou que a vacinação é um passo fundamental no enfrentamento da dengue, mas alertou que a prevenção exige a participação de toda a comunidade. “A vacina é essencial para proteger nossas crianças e adolescentes, mas o combate à dengue só é efetivo com o envolvimento de todos. Eliminar água parada e possíveis criadouros do mosquito é um cuidado diário que salva vidas”, afirmou.
A Prefeitura reforça que, além da vacinação, atitudes simples no dia a dia são decisivas para conter a proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Foto: Reprodução