O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) participa do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026 com a oferta de 682 vagas em cursos de graduação gratuitos. As inscrições estarão abertas entre os dias 19 e 23 de janeiro, exclusivamente pelo sistema do Ministério da Educação (MEC).
Ao optar pelo IFMG, os candidatos poderão concorrer a vagas em 52 cursos de graduação distribuídos em 17 campi localizados nos municípios de Arcos, Bambuí, Betim, Congonhas, Formiga, Governador Valadares, Ibirité, Ipatinga, Itabirito, Ouro Branco, Ouro Preto, Piumhi, Ponte Nova, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia e São João Evangelista.
A instituição se destaca por oferecer ensino público federal de qualidade, com ampla infraestrutura e forte atuação em ensino, pesquisa e extensão. Os cursos são alinhados aos arranjos produtivos locais, possibilitando aos estudantes uma formação conectada às demandas do mercado de trabalho e ao desenvolvimento regional.
Entre as opções disponíveis no Sisu estão cursos nas áreas de ciências humanas, exatas, agrárias, saúde e tecnologia, como Administração, Agronomia, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Design de Interiores, Educação Física, diversas engenharias, Física, Geografia, Letras, Matemática, Medicina Veterinária, Pedagogia, Sistemas de Informação, Tecnologia em Conservação e Restauro, Zootecnia, entre outros.
O ingresso pelo Sisu é regulamentado pelo edital nº 29/2025 do MEC. A participação é gratuita e utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério de seleção. Nesta edição, serão aceitos os resultados do Enem 2025, 2024 e 2023.
A divulgação do resultado da chamada regular está prevista para o dia 29 de janeiro. Já o período de matrícula dos candidatos aprovados ocorrerá entre 2 e 6 de fevereiro. Mais informações sobre cursos, vagas e procedimentos estão disponíveis no site oficial do IFMG, em www.ifmg.edu.br.
Foto: Divulgação