Minas Gerais já superou a marca de 5 milhões de emissões da Carteira de Identidade Nacional (CIN), consolidando uma das maiores renovações documentais do país e fortalecendo a integração entre diferentes bases de dados. O avanço, conduzido pelo Governo de Minas, por meio da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) e da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), representa um salto na oferta de serviços ao cidadão.
Com a CIN, o cidadão passa a utilizar um único número de identificação, o CPF, como registro geral, substituindo o modelo anterior, em que o RG possuía numeração diferente conforme o estado. A mudança facilita o acesso a benefícios sociais, atendimentos públicos e comprovações civis em todo o território nacional.
Além da praticidade, o novo modelo elevou significativamente o nível de segurança do sistema de identificação. O cruzamento de informações e a verificação de dados biográficos e biométricos entre instituições federais e estaduais reduzem brechas para fraudes e fortalecem a atuação das forças de segurança, especialmente na checagem de antecedentes criminais.
Interiorização do serviço
A delegada Carolina Bechelany, diretora do Instituto de Identificação de Minas Gerais (IIMG), órgão da PCMG responsável pela emissão da CIN no estado, atribui os resultados ao processo contínuo de modernização tecnológica e ao empenho dos servidores que atuam nos Postos de Identificação e nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs).
“Somam-se a isso as comissões volantes, que são uma estratégia prioritária para atender comunidades rurais e regiões mais vulneráveis, evitando deslocamentos longos e garantindo a inclusão documental”, destaca.
Com o atual patamar de emissões, o IIMG projeta crescimento contínuo ao longo do próximo ano. “A estimativa é de expansão sustentada por mutirões, ações itinerantes, incorporação de novas tecnologias e, principalmente, pela continuidade do excelente trabalho desempenhado pelos nossos servidores”, ressalta a diretora.
Ampliação nas UAIs
Nas UAIs, coordenadas pela Seplag-MG, a capacidade diária de emissão da CIN passou de 10 mil vagas em janeiro de 2025 para 15 mil em dezembro. O tempo médio de atendimento também foi reduzido em dois a três minutos a partir de novembro, com a implantação do pré-cadastro do serviço no momento do agendamento.
“A Seplag-MG atua em parceria com a PCMG para facilitar a vida do cidadão que precisa emitir seu documento. O serviço é agendado rapidamente e o atendimento nas UAIs é realizado com agilidade, qualidade e eficiência”, afirma a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Silvia Listgarten.
Avanços e investimentos
O Governo de Minas segue ampliando o alcance do serviço com a abertura de novos postos, aumento da capacidade de atendimento e melhorias no fluxo de análise documental.
A modernização do sistema de identificação conta com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com intermediação da Secretaria de Estado de Casa Civil (SCC). O investimento permitiu a atualização da infraestrutura, a implantação de novos módulos tecnológicos e a expansão dos pontos de atendimento em todo o estado.
Foto: Divulgação