Programação especial marca o Mês da Consciência Negra com oficinas, feira de arte e shows na Praça Antônio Dias.
Ouro Preto recebe, no próximo dia 14 de novembro, a 8ª e penúltima edição de 2025 do projeto Sextas Abertas, que neste mês dedica sua programação às celebrações da Consciência Negra. Com entrada gratuita, o evento acontece no Núcleo de Arte & Ofícios da FAOP e na Praça Antônio Dias, reunindo oficinas, feira de arte e gastronomia, além de apresentações musicais.
Pela manhã, o público poderá participar de oficinas de aquarela e encadernação artesanal, além do circuito guiado “Trilhas da Memória da Ditadura em Ouro Preto” e do cadastramento de bordadeiras e rendeiras locais, promovido pela Diretoria de Pesquisa e Difusão do Patrimônio Cultural (PROPAT-PMOP).
À tarde, a programação inclui oficina culinária com a chef Raquel Cristina, de São Bartolomeu, que ensinará o preparo do prato “Umbigo de Banana com Picadinho de Porco e Molho de Jabuticaba”, também em versão vegetariana. Haverá ainda o walking tour “Arraial de Antônio Dias: reconhecimento do Território dos Jacubas”, conduzido pelo Coletivo Palma Preta, e o lançamento do livro “Meus 2 e 3...”, da escritora Tatá Alcazar.
A partir das 16h, a Praça Antônio Dias se transforma em um grande ponto de encontro com a Feira de Arte, Artesanato e Gastronomia, seguida por apresentações culturais e musicais, incluindo Lanari (Forrock), Fidaionice e os Fidamãe e Tropikaus, além da contação de histórias “Jagy Nak – Sabedoria da Terra”, sobre o povo Borum-Kren.
O Sextas Abertas, realizado pela FAOP – Fundação de Arte de Ouro Preto. A edição de novembro encerra o ciclo de atividades na Praça Antônio Dias e prepara o público para o último encontro do ano, em dezembro, no distrito de Santo Antônio do Leite.
Foto: Arquivo Pessoal / Divulgação