Ônibus itinerante já visitou 20 comunidades no Espírito Santo, promovendo inclusão digital, cidadania e desenvolvimento de competências para o mercado de trabalho.
Depois de percorrer sete municípios da área de atuação da Samarco no Espírito Santo, atendendo cerca de 3 mil pessoas em 20 comunidades capixabas ao longo de cinco meses, o projeto Caminhos Samarco – Oficinas de Tecnologia chegou a Minas Gerais, levando cursos de Robótica, Inteligência Artificial e Noções básicas sobre Aplicativos a comunidades de cinco municípios próximos à área de operação da empresa.
Em Minas Gerais, o ônibus itinerante do projeto, que conta com salas de aula e equipamentos multimídia, já visitou os distritos de Padre Fialho (Matipó) e Antônio Pereira (Ouro Preto), e chega a Catas Altas no dia 27 de outubro. Depois segue para Santa Bárbara e Mariana, abrangendo as comunidades e distritos de Morro D'Água Quente, Brumal, Santa Rita Durão, Novo Bento Rodrigues, Paracatu, Camargos e Monsenhor Horta.
O ônibus permanecerá por uma semana em cada comunidade, oferecendo oficinas voltadas à inclusão digital, e à valorização cultural, com atividades pensadas para diferentes faixas etárias.
Segundo a gerente de Impacto Social da Samarco, Gabriela Bardavid, o projeto foi elaborado levando-se em conta as demandas de cada comunidade. “O Caminhos Samarco nasceu da escuta e do diálogo com as comunidades. Esse cuidado faz o projeto ganhar vida — desperta o interesse, fortalece laços e multiplica aprendizados. Ver o quanto o Caminhos tem inspirado pessoas no Espírito Santo é motivo de satisfação e nos enche de entusiasmo para seguir essa jornada em Minas Gerais, levando oportunidades e transformação por onde passamos”, declarou.
Mariana
Santa Rita Durão
10/11 a 19/11
Novo Bento Rodrigues
24/11 a 28/11
Camargos
01/12 a 05/12
Monsenhor Horta
08/12 a 12/12
Paracatu
15/12 a 19/12