O tema desta edição é “Cinema e Família”, com toda a programação gratuita.
A 2ª edição do Festival de Cinema de Catas Altas, Minas Gerais, acontecerá nos dias 03 e 04 de outubro de 2025, com o patrocínio da Samarco, apoio Institucional da Prefeitura Municipal de Catas Altas e da Pedreira Um Vale Mix. O tema desta edição é “Cinema e Família”, com toda a programação gratuita.
O Festival foi idealizado pelo empresário Luciano de Almeida Costa e pela cineasta Flávia Barbalho, que faz a curadoria e direção artística. Serão exibidos dois curtas metragens gravados em Catas Altas: “Do outro lado da Serra”, sobre a lenda do lobo guará e “A Lenda da Lamparina”, que é resultado da oficina de cinema da primeira edição do evento com 30 pessoas locais em cena, e que aborda de forma metafórica como surgiu o Troféu Lamparina, que honra as homenagens deste Festival.
No dia 03, todas as atividades serão realizadas nas escolas Agnes Pereira, no centro e João XXVIII, no Morro D´Água Quente, e incluem uma leitura especial de livros para as crianças com o renomado advogado de direitos autorais Dr. Hildebrando Pontes, que receberá uma Menção Honrosa por sua carreira como escritor infantil. Os adolescentes serão contemplados com uma oficina de cinema sobre formatos cinematográficos e estruturas narrativas, ministrada por Cláudio Costa Val, fundador da Escola Livre de Cinema em Belo Horizonte, e as exibições de curtas metragens serão comentadas pela diretora do evento.
“Estamos formando público regionalmente, e é muito importante atuar diretamente nas escolas através das capacitações e dos conteúdos exibidos. Vamos homenagear os professores Alex Júnior e Meira do Carmo, responsáveis por preparar os alunos que representam a cidade nas Olimpíadas Internacionais de Matemática em países como China, Estados Unidos, Coréia do Sul, Tailândia e Qtar. Temos curtas metragens de 05 estados do Brasil, um deles ‘Nova Aurora’ de Pernambuco todo gravado em libras, o documentário “Curas Sagradas Pataxós” sobre os povos originários do Sul da Bahia, ficção sobre reciclagem do lixo, animações sobre pertencimento ambiental ‘Paxuá e Paramim’ criadas por Carlinhos Brown e Andréa Mota, e muitos outros, além do longa metragem Chico Bento e a Goiabera Maraviósa”. Flávia Barbalho.
No sábado dia 04 de 16 às 23h30, toda a programação é aberta ao público, com direito a pipoca gratuita e muito cinema na Praça Monsenhor Mendes. A Cerimônia de entrega dos Troféus acontecerá às 19h30.
Será um final de semana cinematográfico, com exibições à céu aberto entre as montanhas da Serra do Caraça e a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Não perca!
Foto: Divulgação