O Projeto Caixola Recicla, do Grupo Teatro a Bordo, que estimula a reflexão sobre a arte e sustentabilidade com apresentações em um caminhão mágico, chega em Mariana (MG) nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, dando continuidade a itinerância por 12 cidades nos estados do Maranhão, Pará, Minas Gerais e Espírito Santo.
As apresentações serão gratuitas e acontecerão na Praça dos Ferroviários, no bairro Barro Preto, com uma programação recheada e especial para o mês das crianças: cortejos pelas ruas e escolas, oficinas de reciclagem, espetáculos teatrais, exibição de curtas-metragens e apresentações de artistas locais.
A iniciativa tem o patrocínio da Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura do Governo Federal, além do apoio local da Prefeitura Municipal de Mariana, por meio da Secretaria de Cultura e Educação, e realização do Grupo Teatro a Bordo.
No dia 30 de setembro, a programação inclui o “Cortejo de Chegança”, que percorrerá escolas, praças e ruas da cidade. A proposta é divulgar o projeto e convidar o público para as apresentações, com intervenções interativas circenses e musicais, interagindo com o público de forma lúdica. Também será realizada uma oficina de reciclagem para o público escolar.
Na quarta-feira, 1º de outubro, será a vez das apresentações teatrais, com classificação etária livre. Os espetáculos “Sessão Solene – A Princesa e o Gigante”, abrindo a programação, e “Caixola Recicla” encerrando, ambos do Grupo Teatro a Bordo, prometem encantar. Além disso, a programação inclui apresentação de artistas locais, valorizando a produção artística produzida no território, e uma sessão de curtas-metragens. Tudo isso com entrada gratuita e diversão garantida para toda a família!
O projeto tem como objetivo estimular a reflexão sobre o consumo excessivo e a importância de reduzir, reutilizar e reciclar materiais. Desde 2015, utilizando energia solar para alimentar seus equipamentos de som e luz e um contêiner reciclado como palco, o Teatro a Bordo – o primeiro Teatro Móvel Solar do Brasil - mostra ao público a transformação do lixo em arte. Bonecos e adereços feitos de materiais descartados ganharão vida no palco, com música, poesia, humor e a participação ativa do público, o Caixola Recicla convida crianças e adultos a abrirem a mente e a "caixola" para repensar o consumo, a reciclagem e o poder da imaginação!
“Pequenas ações individuais podem gerar impactos positivos na comunidade e no meio ambiente. Unir arte e sustentabilidade neste projeto é um caminho promissor para a conscientização coletiva”, destaca Douglas Zanovelli, ator e produtor.
Local: Praça dos Ferroviários – Bairro Barro Preto
Dia 01/10 (quarta-feira)
13h30 – Espetáculo “A Princesa e o Gigante” (com tradução em Libras)
18h – Apresentação “Baú Recontando”, com a artista local Ingrid Ribeiro
19h – Sessão de Curtas-Metragens
19h30 – Espetáculo “Caixola Recicla” (com tradução em Libras)
Foto: Izabelle Ferreira / Divulgação