O material educativo será distribuído gratuitamente nas escolas da rede municipal e junto à comunidade do próprio distrito.
Uma parceria da Prefeitura de Ouro Preto com a Holofote Cultural desenvolveu um álbum de figurinhas com ilustrações, curiosidades e jogos que remetem ao patrimônio cultural de Engenheiro Corrêa. O material educativo será distribuído gratuitamente nas escolas da rede municipal e junto à comunidade do próprio distrito.
“O álbum de figurinhas é um convite para que nossas crianças e a comunidade revisitem a memória de Engenheiro Corrêa e compreendam a importância desse distrito para a história de Ouro Preto e do Brasil. Destaco também a contribuição de Paulo Braga, que disponibilizou um valioso acervo de fotografias — muitas inéditas para a população —, agora registradas no álbum para futuras gerações”, destacou o diretor da Holofote, Gilson Antunes.
O álbum destaca monumentos como a Capela de Santo Antônio do Monte, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição e a Capela de São José, além de curiosidades como a instalação da bomba de combustível em 1931, a imagem de José Estevam Braga — que dá nome à escola local — e a trajetória de Antônio Amâncio Braga, comerciante que chegou a instalar uma hidrelétrica para iluminar Engenheiro Corrêa.
O material inclui ainda jogos interativos, como caça-palavras e jogo dos sete erros, informações sobre a Estrada Real e conteúdos sobre a restauração da Estação Ferroviária de Engenheiro Corrêa, ampliando a compreensão das novas gerações sobre a relevância do patrimônio histórico e cultural do distrito.
O conteúdo do material foi elaborado pela equipe da Casa do Professor e integra o programa "Ouro Preto, o Meu Lugar", que busca estimular a preservação cultural a partir da valorização do patrimônio humano e da identidade comunitária. A iniciativa também conta com o apoio da Herculano Mineração e do Grupo J. Mendes.
Foto: Divulgação