O orçamento previsto para a obra é de aproximadamente R$ 3,1 milhões.
Na última quinta-feira (11/09), a Prefeitura de Mariana, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) e em parceria com a Vale, realizou a assinatura de convênio que viabiliza a construção de uma elevatória no bairro Nossa Senhora Aparecida. O orçamento previsto para a obra é de aproximadamente R$ 3,1 milhões e representa um importante avanço para a região, que enfrenta problemas recorrentes de falta de água.
A nova estrutura será responsável por abastecer não apenas o bairro Nossa Senhora Aparecida, mas também os bairros Colina, Colina de Baixo, Morro Santana e, ainda, direcionará água para o Barro Preto, atendendo uma demanda de aproximadamente 10 mil pessoas que sofrem direta e indiretamente com a escassez no dia a dia.
O bairro já conta com um poço artesiano perfurado em abril de 2022, que fornece mais de 11 mil litros de água por dia. A construção da elevatória, por sua vez, terá capacidade para comportar 1 milhão de litros de água diariamente.
O objetivo da obra é melhorar a qualidade de vida da população, garantindo o acesso diário à água, que é um direito de todos. Para Wagner Dutra, representante da comunidade que esteve presente durante a cerimônia de assinatura, a iniciativa é fundamental: “A elevatória traz desenvolvimento para o nosso bairro e irá nos ajudar muito, principalmente nos períodos de seca, quando sofremos com a escassez de água.” Ele ainda destacou a importância do benefício coletivo: “Irá atender não somente o bairro Nossa Senhora Aparecida, mas também outros, sendo uma conquista muito gratificante para todos os moradores” disse.
A obra ficará sob responsabilidade do Instituto Arjon e tem previsão de entrega para fevereiro de 2025, reafirmando o compromisso da Prefeitura em assegurar melhores condições de vida para a população.