A Secretaria de Saúde do município de Mariana, reforça a importância de manter os cuidados contra a dengue durante o inverno. Apesar da redução das chuvas e da queda no número de casos, os riscos de proliferação do mosquito Aedes aegypti continuam. Os ovos podem resistir por meses em pequenos focos, até a volta das chuvas, quando iniciam novamente o ciclo de transmissão
Por isso, é importante estar atento a tudo que pode facilitar a proliferação do mosquito, como recipientes que podem se tornar criadouros quando acumulam água, como pneus, vasos de plantas, garrafas, latas e outros objetos. Além disso, é importante manter caixas d'água, tonéis e outros reservatórios de água bem vedado e fazer a limpeza regular desses recipientes. Manter o lixo em recipientes fechados e evitar jogá-los em terrenos baldios também ajuda a controlar o foco dos mosquitos.
Como medida efetiva de combate a dengue, é fundamental receber os Agentes de Combate às Endemias em suas residências. Os agentes percorrem todos os bairros e distritos, orientando os moradores e checando os focos do mosquito. Por isso, é importante a colaboração dos moradores. A Secretaria de Saúde também utiliza drones para monitorar áreas de difícil acesso e identificar locais com acúmulo de água parada, ampliando a eficácia do combate no município.
Foto: Arquivo / Divulgação