Com o objetivo de valorizar um dos símbolos mais tradicionais da cultura popular mineira, o Museu de Mariana, em parceria com a produtora NITRO Histórias Visuais, deu início à produção de um documentário inédito sobre a Folhinha de Mariana, almanaque que há 155 anos circula em Minas Gerais e ainda hoje é referência para o dia a dia de muitas famílias.
Publicado pela Gráfica Dom Viçoso desde o século XIX, o almanaque é conhecido por sua versatilidade: reúne informações sobre agricultura, astronomia, medicina popular e religiosidade, além de auxiliar na previsão do tempo. Com ampla circulação em áreas urbanas e, sobretudo, nas zonas rurais, a Folhinha é reconhecida como um guia de plantio e como instrumento de ensino e orientação cotidiana.
A proposta do documentário é construir esse registro audiovisual a partir da escuta e da participação popular. Para isso, o Museu de Mariana convida os moradores da cidade e da região a compartilharem suas vivências com a Folhinha. Os interessados em participar podem enviar um áudio, imagens e vídeos, para o WhatsApp do Museu (31) 99516-9551, relatando como esse almanaque esteve, e talvez ainda esteja, presente em sua vida.
O documentário produzido será exibido à população como parte da programação da Primavera de Museus, em setembro. O Museu de Mariana conta com o patrocínio master do Instituto Cultural Vale, gestão do Instituto Cultural Aurum e realização da Prefeitura de Mariana e Governo Federal Brasil: União e Reconstrução, por meio da Lei Rouanet.
Foto: Divulgação