Golpes em apps de relacionamento aumentaram em 30% no último ano.
Pesquisas revelam que uma em cada cinco pessoas já foi vítima de algum tipo de golpe em aplicativo de relacionamento. Segundo dados do site SaferNet Brasil, 2024 teve um aumento de cerca de 30% em casos similares. Compartilhamento de informações sensíveis e transações financeiras para desconhecidos estão no topo da lista de golpes.
A facilidade de fazer conexões online trouxe novas possibilidades para os relacionamentos, mas também abriu espaços para riscos. Caio Bittencourt, especialista em relacionamentos da plataforma MeuPatrocínio, explica que “Sentir-se seguro é fundamental em qualquer ambiente, seja em um site para encontrar um romance ou um relacionamento”.
Abaixo, listamos 5 dicas para você se proteger de dates golpistas, de acordo com o especialista:
Priorize perfis que sejam verificados, essa funcionalidade garante que a pessoa que está conversando com você realmente é a da foto.
Evite compartilhar dados pessoais, como endereço, data de nascimento, RG, informações bancárias, fotos íntimas ou qualquer informação que possa ser usada contra você.
Ao ir ao primeiro encontro, prefira que seja em local público e sempre avise alguém próximo. Nunca aceite que a outra pessoa mande um carro para te buscar, principalmente se você ainda não a conhece pessoalmente.
Denuncie comportamentos suspeitos. Procure plataformas que contem com sistemas de verificação e de preferência que tenham pessoas mais maduras. Na plataforma MeuPatrocínio existe a função de verificação e de denúncia, caso a pessoa identifique comportamentos estranhos ou perfis inconsistentes. Isso ajuda a remover perfis falsos e a proteger outros usuários.
Desconfie de quem quer sair do app rapidamente. Aplicativos de relacionamento têm monitoramento e contêm medidas de segurança. Por isso, os golpistas geralmente tentam levar a conversa para outras redes sociais ou plataformas, dificultando o rastreamento e denúncia.
“Fique atento a sinais estranhos, se surgir desconfiança, converse com pessoas conhecidas e procure se informar. Se a pessoa faltar com respeito ou você constatar que pode ser uma fraude, denuncie na própria plataforma e encerre qualquer contato”, diz Caio, ressaltando, ainda, que, com os devidos cuidados, assim como nos encontros presenciais, o relacionamento online é seguro: “Na internet, há muitas pessoas com intenções ótimas e dispostas a um relacionamento respeitoso, transparente e que some com o outro. Vale a pena conhecer pessoas assim. O que não vale é se arriscar. “, finaliza.
Foto: Divulgação