Com texto de Manuela Dias e direção de Fernanda Vianna, espetáculo une teatro, dança, música e poesia em um diálogo sensível para contar histórias que habitam nossas memórias de infância e alcançam todas as idades.
O espetáculo infantil Berenice e Soriano, inspirado no cancioneiro popular brasileiro e nas cantigas de roda chega as cidades de Ouro Preto, Lavras Novas e Mariana no mês de julho de 2025. A montagem tem direção de Fernanda Vianna, atriz e diretora do Grupo Galpão e autoria de Manuela Dias, autora de livros, roteiros audiovisuais e novelas como o remake de Vale Tudo, no ar diariamente na Rede Globo. As apresentações - sempre gratuitas - acontecem nos dias 18 de julho (sexta, 17h, no adro da Igreja São Francisco de Assis) em Ouro Preto, 19 de julho (sábado, 17h, no adro da Igreja Nossa Senhora dos Prazeres) em Lavras Novas, e 20 de julho (domingo, 18h, na Praça Gomes Freire) em Mariana.
A apresentação em Ouro Preto integra o Festival Entre Minas e Memórias, Ouro Preto vive. Mariana faz parte da programação do Festival Entrelaços. No enredo, conheceremos Berenice, menina doce e destemida que sai pelo mundo em busca de seu sabiá Soriano. Sempre acompanhada de Rosa, sua boneca de pano, inicia um caminho de aventuras, passando por florestas, mares e lugares inimagináveis, onde são surpreendidas por diversos personagens do cancioneiro popular brasileiro e das cantigas de roda.
As músicas adaptadas aos mais diversos ritmos musicais como samba, capoeira, reggae, forró, maxixe e são executadas ao vivo pelo elenco. Aliado a um texto poético e divertido, as canções transformam esse espetáculo em puro encantamento para toda a família. Um passeio pela rica cultura popular brasileira que atinge o público de todas as idades desde a sua estreia em 2017. Berenice e Soriano recebeu os prêmios Sesc/Sated de Melhor Espetáculo, Melhor Texto, Melhor Direção, Melhor Ator e Melhor Atriz Coadjuvante na categoria infantil. Em Ouro Preto, além do espetáculo, também será apresentada a oficina Contação na Educação, na quinta (27/07), de 18 às 21h, na Casa do Professor.
Ministrada pelas atrizes Letícia DiCássia e Danny Maia, a oficina propõe dividir experiências sobre a prática da Contação de Histórias, e tem como público-alvo profissionais da educação de um modo geral, sobretudo professores. Informações sobre a oficina podem ser obtidas com a produtora Rose Campos no telefone (31) 99388-5078. As apresentações de Berenice e Soriano em Ouro Preto, Lavras Novas e Mariana fazem parte do projeto Musicais Infantis Atravessam Minas, com patrocínio da Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e realização da Oitis Produções Culturais e Governo de Minas Gerais.
A circulação segue com apresentações de Berenice e Soriano nas cidades de São João Del Rey, Tiradentes, Barbacena, Grão Mogol, Josenópolis e Montes Claros em agosto; Joanésia, Braúnas e Governador Valadares em setembro; e finaliza em dezembro com apresentações do espetáculo O Boi e o Burro no Caminho de Belém, de Maria Clara Machado, em Belo Horizonte.
Foto: Divulgação