Para 66,03% dessas empresas, as vendas foram melhores do que os do ano passado, conforme dados do Monitor de Vendas.
Conforme levantamento Monitor de Vendas Black Friday 2024, realizado pelo Núcleo de Pesquisa e inteligência da Fecomércio MG, em Minas Gerais, o desempenho do comércio na data neste ano foi o melhor desde 2021. Na última sexta-feira do mês de novembro, 40,8% das empresas obtiveram vendas melhores do que na Black Friday de 2023. As empresas que conseguiram desempenho igual ao do ano passado na data somaram 33,01% e outras 20,04% tiveram vendas piores.
A Black Friday de 2024 também mostrou que os lojistas que investiram em ações promocionais colheram bons resultados. Para 66,03% dessas empresas, as vendas foram melhores do que os do ano passado, conforme dados do Monitor de Vendas.
Para 26,19% das empresas consultadas, o impacto percentual médio de aumento das vendas na Black Friday, em comparação com o dia a dia, variou entre 20% e 40%, chegando a 40% e 60% para 11,90% delas. Para 33,33% dos estabelecimentos, o aumento das vendas, em comparação com o dia a dia, ficou entre 10% e 20% maior. O mesmo percentual de empresas indicou redução comparativa nas vendas entre 10% e 20%.
Fernanda Gonçalves, economista da Fecomércio MG, ressalta que os dados do levantamento deste ano mostram um cenário otimista para o comercio, principalmente com a aproximação do Natal. “Observamos que 40,8% dos entrevistados relataram crescimento nas vendas, mostrando um indicativo positivo para o setor. Além disso 47,5% dos entrevistados relataram resultados iguais ou melhores do que no ano anterior. Acrescido às expectativas de vendas para a Black Friday, onde 66,3% das empresas que realizaram ações especificas na data informaram que atingiram suas metas”.
“Esses resultados positivos são reflexos de alguns movimentos econômicos importantes, a queda na taxa de desemprego para 6,2% a menor já registrada desde 2012, mostrando o mercado de trabalho aquecido. Além disso, o aumento da massa salarial proporcionando o maior poder de compra para os consumidores. Acrescido às expectativas positivas de vendas para o Natal, onde 41,9% do comércio varejista possui expectativas de melhores vendas. Esses conjuntos de fatores impulsiona os setores do comércio e serviços fomentando a economia e proporcionando um cenário positivo para este fim de ano”, conclui Gonçalves.
O aquecimento do comércio encabeça a lista de motivos citados pelos empresários com bons resultados com 46,94% das citações. Ações das lojas vêm em seguida com 10,20% enquanto preços reduzidos e promoções atrativas ficaram cada um com 6,12% das menções dos comerciantes. Para aqueles que tiveram quedas nas vendas, consumidor sem dinheiro e consumidor cauteloso foram as principais justificativas para o desempenho indesejado nas vendas.
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