Entre os dias 17 e 21 de novembro, a cidade receberá uma programação especial
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), com apoio daPrefeitura de Ouro Preto, oferece uma programação variada em homenagem a Aleijadinho. Seminário com palestras temáticas sobre o mestre, suas obras e barroco brasileiro, oficina de educação patrimonial, exposição, restauração do Santuário de Nossa Senhora da Conceição serão algumas das atividades.
Na terça, 18/11, o Seminário Aleijadinho e os próximos 100 anos acontecerá no Santuário de Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias. Será aberto pelo Diretor do Departamento do Patrimônio Material e Fiscalização (DEPAM/Iphan), Andrey Schlee, juntamente com o presidente do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), Ângelo Oswaldo, Cônego da Arquidiocese de Mariana, Luiz Carlos Ferreira Carneiro, e o prefeito de Ouro Preto, José Leandro Filho.
A Programação conta também com os temas: novos campos de estudo da obra de Aleijadinho; As experiências de restauração e documentação da obra de Aleijadinho; as Tecnologias Computacionais, e as expressões contemporâneas e o barroco brasileiro também serão assuntos de palestra nos dias 18 e 19 do Seminário a ser realizada no Santuário.
Além disso, o público receberá exibição do documentário Nos passos de Aleijadinho produzido especialmente para as comemorações do bicentenário, oficinas, concertos, lançamento de livro e exposição.
As oficinas têm como propósito promover o conhecimento e valorização da arte barroca ouro-pretana. Pretende despertar nos participantes o interesse e sentimento de apropriação do patrimônio cultural de Ouro Preto, em especial àquela de autoria do mestre Aleijadinho. Desenhos, ilustrações e fotografias, inspirados nas obras do mestre do Barroco, produzidas durante as oficinas pelos alunos da Escola Municipal Professora Juventina Drummond farão parte da Exposição Olhares sobre Aleijadinho, a ser montada na plataforma da Estação de Ouro Preto, na sexta, 22/11.
Para finalizar as atividades da Semana do Aleijadinho, lançamentos de livros e apresentação da Orquestra Ouro Preto darão um tom especial.
Eventos artísticos e culturais também acontecerão nas cidades de Mariana, Congonhas, Tiradentes, São João Del Rei e Belo Horizonte.
Sobre a Semana do Aleijadinho
Criada em 1968, mesmo ano da fundação do Museu Aleijadinho, em uma iniciativa da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição em Ouro Preto, a Semana do Aleijadinho tem a finalidade de homenagear o grande ícone do Barroco Mineiro, contribuindo para a preservação da memória artística, histórica e cultural do estado e para a valorização dos artistas contemporâneos. “O Brasil é um país rico em diversidades culturais e artísticas. A obra do Aleijadinho se revela neste cenário pela grandiosa contribuição na formação histórica e artística nacional”, afirma o cônego Luiz Carlos Cesar Ferreira Carneiro, presidente do Museu Aleijadinho, também pároco e reitor do Santuário de Nossa Senhora da Conceição.
A 37ª Semana do Aleijadinho é uma realização da Livraria e Editora Graphar e o Museu Aleijadinho de Ouro Preto, em parceria com Claquete Comunicação e apoio da Prefeitura Municipal de Ouro Preto.
Confira a programação completa: http://www.museualeijadinho.com.br/
Foto: Cristo feito por Aleijadinho. Divulgação ASCOM/PMOP - Fernando Helbert.