Escola Estadual Dom Velloso é selecionada para programa Minas Bilíngue e ofertará francês a partir de 2026.
A educação pública de Ouro Preto dá mais um passo rumo à inovação e à formação global dos estudantes. A Escola Estadual Dom Velloso, localizada no bairro Pilar, foi selecionada para integrar a primeira etapa do programa Minas Bilíngue, iniciativa do Governo de Minas Gerais que prevê a implementação do ensino bilíngue e intercultural na rede estadual a partir de 2026.
O programa tem como objetivo preparar os alunos para um mundo cada vez mais conectado, por meio do ensino integrado de uma língua adicional ao português, como inglês, espanhol, mandarim, francês, alemão ou italiano. Na Escola Dom Velloso, a língua escolhida pela comunidade escolar foi o francês, idioma que dialoga diretamente com a identidade histórica e cultural do município.
Além da unidade ouro-pretana, outras 29 escolas da rede estadual foram selecionadas para participar da iniciativa. Nessas instituições, a língua estrangeira adicional terá carga horária ampliada e será trabalhada de forma integrada a componentes curriculares específicos, alinhados à formação geral básica e aos itinerários formativos. Na Dom Velloso, duas turmas do 6º ano do Ensino Fundamental, na modalidade de tempo integral, serão contempladas, conforme a matriz curricular da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais.
Segundo a superintendente regional de Ensino de Ouro Preto, Regiane Teixeira, a implementação do Minas Bilíngue promove avanços significativos na dinâmica escolar.
“A integração do ensino da língua francesa ao currículo regular incentiva práticas pedagógicas mais interdisciplinares e colaborativas, sem aumento da carga horária, fortalecendo a qualidade do ensino”, destacou.
Ainda de acordo com a superintendente, o projeto gera impactos educacionais, culturais e sociais para o município, ao ampliar as oportunidades formativas dos estudantes da rede pública e reforçar o caráter intercultural de Ouro Preto. Para ela, o Minas Bilíngue é uma política pública que qualifica a educação e projeta o município como referência em inovação educacional.
O prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, também ressaltou a importância da língua francesa para a cidade.
“É um grande presente para Ouro Preto. A cidade fala francês nas ruas, nas lojas e na universidade. Temos fortes vínculos com a cultura francesa, e agora, com a Escola Dom Velloso bilíngue, muitos jovens ouro-pretanos terão a oportunidade de aprender o idioma”, afirmou.
Durante a visita à escola, o prefeito doou à biblioteca o livro Grammaire Pratique du Français d’Aujourd’hui, voltado ao aprendizado da língua francesa, simbolizando o início dessa nova etapa educacional.
A expectativa é que, a partir de 2026, o programa contribua para a ampliação do repertório cultural e linguístico dos estudantes, fortalecendo a educação pública em Ouro Preto e preparando os jovens para novos desafios acadêmicos e profissionais.
Foto: Divulgação