No último sábado (20/09), a 3ª Feira Literária de Mariana (Flimari) encerrou sua programação celebrando a arte e a literatura marianense. Realizada entre os dias 17 e 20 de setembro, a feira teve como tema “Era uma vez…”, comemorando os 25 anos do Movimento de Arte Aldravista, poesia minimalista nascida em Mariana.
As atividades de encerramento começaram na Casa de Cultura, com o clube de leitura Tertúlia Literária, que promoveu uma roda repleta de boas conversas sobre o clássico “Macunaíma", do autor modernista Mário de Andrade.
Outro destaque foi o Cortejo Cultural, conduzido pelo ator Marcelino Xibil, que levou música, poesia e contação de histórias ao Centro Histórico. O percurso saiu da Praça Minas Gerais em direção à Rua Frei Durão, atraindo a atenção de moradores e turistas.
Para finalizar a programação, a Casa de Cultura recebeu o lançamento do livro-baralho de aldravias “Ipês e Montanhas", organizado pela artista Andreia Donadon, seguido de um sarau com declamação de poemas da obra.
A coautora do livro, Erilda Marques, destacou a importância da feira para a valorização da literatura: “É uma alegria estar aqui na cidade de Mariana, na FLIMARI, que tanto nos aborda com aldravias, com poesias, estas é que nos fazem viajar mundo afora.”, disse.
Durante a cerimônia, houve também uma homenagem às educadoras Crovymara Batalha, Iara Antunes e Elizângela da Conceição, reconhecidas pelo trabalho e dedicação à educação. A iniciativa reforçou o compromisso de Mariana com a valorização da educação e da cultura local.
Foto: Divulgação