Programa Indenizatório Definitivo é reconhecido pela agilidade no pagamento e simplicidade nos critérios de elegibilidade.
Com o encerramento da plataforma no dia, (04/07), o Programa Indenizatório Definitivo (PID) alcança marcos importantes: são mais de 285 mil requerimentos apresentados e mais de 100 mil pagamentos enviados para execução. Criado no âmbito do Acordo de Reparação da Bacia do Rio Doce, o PID é protagonizado pela Samarco e é voltado a pessoas e empresas que atendam aos critérios de elegibilidade simplificados definidos no acordo.
O PID é um programa de documentação simplificada, que oferece o pagamento de R$ 35 mil em parcela única e individual, possui taxa de validação superior a 90% e tem o depósito realizado em até 10 dias após a homologação judicial do acordo individual.
Ingressar no PID não significa a renúncia automática de ações judiciais. A renúncia, seja no Brasil ou no exterior, acontece após o aceite da proposta de indenização. Dos mais de 285 mil requerimentos apresentados, aproximadamente 65% são de pessoas egressas de outras ações judiciais.
“O objetivo do PID é concluir a reparação financeira de pessoas elegíveis ao longo da Bacia do Rio Doce. Os avanços na execução reforçam o compromisso da Samarco com a reparação nos territórios”, afirma a especialista jurídica da empresa, Laura Sarti Mozelli.
Foto: Divulgação