Resultado do setor no Estado ficou menor que a média do País no 1º trimestre, mas desempenho mensal indica crescimento gradual, impulsionado por eventos como o Carnaval.
O setor de turismo em Minas Gerais vem se mantendo resiliente, segundo aponta o Núcleo de Estudos Econômicos da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG), com base nos dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No primeiro trimestre do ano, Minas Gerais registrou expansão de 0,8% no volume de atividade turística, enquanto o Brasil acumulou alta de 5,4%, na comparação com o mesmo período de 2024.
Embora o desempenho do setor de turismo em Minas tenha ficado aquém do resultado do País no primeiro trimestre, se considerado apenas o mês de março, na comparação com fevereiro, o Estado superou o volume de atividade turística registrado em âmbito nacional: crescimento de 1,0% ante queda de 0,2% no Brasil.
A economista da Fecomércio, Fernanda Gonçalves, destaca que foi observada uma dinâmica interessante no setor do turismo em Minas neste mês de março. “Enquanto o Brasil sentiu um leve recuo, Minas Gerais mostrou recuperação, impulsionado possivelmente, por fatores regionais e eventos específicos. Quando olhamos mês a mês, apuramos que, em janeiro, o turismo registrou um índice negativo, mesmo no período que tem as férias, mas que também é o início de pagamento de impostos, como IPTU e IPVA. Em fevereiro, o crescimento foi de 1,7%, crescimento bem maior do que o mês anterior. E quando chega em março, o Estado consegue manter esse índice positivo”, explica.
Crescimento do turismo em março de 2025 foi maior que o de 2024
Quando se compara o resultado de março de 2025 com o do mesmo mês de 2024, Minas Gerais também apresentou aceleração, com um aumento de 0,9%. Em âmbito nacional, a alta foi mais expressiva, atingindo 5,8%.
“Apesar de o crescimento apurado em Minas Gerais em março deste ano, em relação a março de 2024, ser menor que a média do País, é importante notar a melhora em relação ao ano passado. Isso indica uma trajetória de recuperação e fortalecimento do setor no Estado”, pondera a economista, lembrando que em março de 2024, frente a março de 2023, a alta foi de 0,3%.
Carnaval impulsiona setor no Estado
Fernanda Gonçalves projeta um aquecimento gradual do turismo em Minas, impulsionado, em parte, pelo período do carnaval.
“Isso reforça a necessidade de investimentos contínuos em infraestrutura e promoção para consolidar e ampliar o potencial turístico do Estado. Já para abril, que tende a ser um mês de baixa temporada, ainda temos um olhar com a perspectiva de que mantenha o Índice positivo. Uma vez que as agências de viagem promovem diversas promoções, tanto para os turistas que querem sair daqui de Minas para outros estados e diversos outros que querem conhecer Minas Gerais fora de época. São preços promocionais em passagem, hotéis, que podem manter a perspectiva de um mês positivo, mesmo que seja fora de época”, projeta.
Foto: Arquivo