As famílias brasileiras podem ter um alívio nas contas de energia elétrica em 2025, segundo previsões de especialistas. Após um ano de tarifas elevadas, a perspectiva é de que os custos diminuam, trazendo um respiro para o orçamento doméstico.
Fatores que influenciam a redução
Outro fator mencionado é o crescimento econômico moderado previsto para o Brasil, que não deve pressionar excessivamente a demanda por energia. “Tudo indica que 2025 vai ter níveis pluviométricos melhores. Por outro lado, o que vai ser melhor para o Brasil é que o país não está crescendo muito. Então, a demanda por energia não está pressionada”, disse o professor de economia do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec) Paulo Pacheco.
Além disso, o achatamento do poder aquisitivo das famílias leva a uma maior consciência no consumo, com muitos adotando medidas de economia em casa. “As famílias também começam a tomar decisões por economizar energia nas suas casas. Tudo indica que deve ser um ano de tarifa bandeira Verde, exceto, agosto e setembro, que é o final da estiagem”, finalizou.
Foto: Divulgação